Ferramenta fará o mapeamento da real situação do emprego na cidade e disponibilizará dados atualizados e gratuitos à população
Publicado em 6/5/2016 - 00:00
Volta Redonda (RJ) – Está em discussão na Câmara Municipal de Volta Redonda um projeto de lei do vereador Paulo Baltazar (PRB-RJ), que institui o Observatório do Trabalho e Emprego no município. O objetivo é formar um grupo de especialistas dos setores mais estratégicos do mercado de trabalho e da formação profissional, para analisar a dinâmica das contratações e demissões.
O projeto, segundo o vereador, vai orientar o poder público na garantia de formação tecnológica da população de acordo com as áreas nas quais o trabalhador terá mais chance de ser contratado. O Observatório do Emprego fará o mapeamento da real situação do emprego formal (carteira assinada) na cidade de Volta Redonda, disponibilizando dados atualizados sobre o trabalho informal e empreendedorismo.
Para o vereador, a proposta ajudará na qualificação e na garantia de emprego. “Algumas profissões ganham mais destaque na indústria ou no comércio, por exemplo, e contratam mais do que outras. A população precisa ter acesso de forma gratuita aos cursos que preparam para atividades que mais contratam. Temos que ter orientação do observatório para que a os gestores desta área tenham informações técnicas que vão ajudar diretamente o cidadão”, afirma Baltazar.
Outra função da proposta é a intermediação da mão-de-obra. Isso se dará quando empresários e investidores poderão solicitar aos gestores a formação para uma atividade profissional que falta no mercado.
Se aprovado, o Observatório do Trabalho e Emprego será composto por representantes dos Sindicatos da região, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, SENAT), FAETEC, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), além dos setores público e acadêmico de forma voluntária.
Segundo Baltazar, o projeto não vai gerar despesas ao município e o grupo terá, sob coordenação dos acadêmicos, a função de produzir boletins periódicos sobre os dados coletados junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Dados
Segundo dados do Caged, o mercado de trabalho em Volta Redonda, cidade com 250 mil habitantes, vive um dos piores momentos. Entre janeiro e março deste ano, houve 3.184 demissões a mais do que admissões na cidade. A situação só esteve perto disso em 2006, quando o primeiro trimestre terminou com 3.160 demissões a mais do que admissões. Em março, por exemplo, Volta Redonda teve 863 demissões a mais do que contratações, sendo 626 na área de serviços. A indústria fechou 211 postos de empregos. Já o comércio apresentou saldo positivo de 32 vagas.
Baltazar, que é pré-candidato á prefeitura de Volta Redonda, defende que o projeto Observatório do Trabalho e Emprego vai melhorar as politicas públicas e garantir mais emprego e acesso da população à formação tecnológica.
Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereador Paulo Baltazar
Foto:José Muniz
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.