Vavá Martins é o primeiro deputado federal a ter um gabinete “lixo zero”

Vavá Martins é o primeiro deputado federal a ter um gabinete “lixo zero”

Republicano recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) na quarta-feira (14)

Brasília (DF) – Um título pioneiro no Brasil, que agrega fundamentos importantes e práticas inovadoras. O gabinete do deputado Federal Vavá Martins (PRB-PA) é o primeiro “lixo zero” da Câmara dos Deputados, totalmente certificado nesta quarta-feira (14), através do selo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance, o “lixo zero” consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Tais ações têm sido praticadas diariamente no ambiente parlamentar, pelo republicano.

Diariamente são reaproveitados materiais como papel e vidro, além da não utilização das garrafas plásticas com água que são entregues toda semana – o deputado abriu mão delas economizando assim o recurso público e deixou de gerar lixo, como nos casos dos copos descartáveis – adotando recipientes de vidro ou canecas. A economia é de 3.500 descartáveis por ano. Além disso foram devolvidas uma das duas impressoras que o gabinete tem direito, mais uma forma de reduzir, já que o consumo consciente também faz parte do “lixo zero”. Com o material orgânico é feita compostagem e os resíduos são destinados para a reciclagem.

Dessa forma, cerca de 90% dos resíduos produzidos no local são desviados do aterro sanitário, uma gestão consciente que tem como meta definida agregar valores éticos, econômicos, eficientes e visionários, com o objetivo de orientar as pessoas na mudança de seus estilos de vida e práticas para incentivar ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos reutilizáveis.

Durante toda a tarde de quarta-feira (14) o gabinete ficou aberto a visitações para que todos pudessem conhecer um pouco mais do espaço. “Tenho me dedicado todos os dias para fazer a diferença pelo meio ambiente, não somente através de projetos parlamentares, mas por meio de mudanças práticas como tenho feito no gabinete e na minha casa junto a minha esposa Débora, afinal, isso para nós é muito importante e receber o selo ‘lixo zero’, ter esse certificado, é uma satisfação enorme”, disse Vavá.

O vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brazil, Kadmo Cortes, explica que a organização existe há cerca de dez anos e desenvolve esse tipo de consultoria em órgãos públicos, como tribunais e assembleias municiais e estaduais. Esta é a primeira vez que o instituto está realizando o trabalho em nível federal. “Usamos a metodologia de engajamento e mobilização da sociedade, por isso, orientamos sobre as conexões e integrações que são necessárias para realizar a transformação. O problema é mundial, mas a solução é local”, disse.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.