“Roraima precisa sair da mesmice para fortalecer a economia”, diz Mecias de Jesus

O deputado estadual Mecias de Jesus aponta que Roraima precisa resolver o problema da falta de energia e documentar as terras do estado para se desenvolver

Publicado em 10/4/2017 - 00:00

dede
Mecias de Jesus, que está no sexto mandato de deputado estadual, defende que para fortalecer a econômica de Roraima é preciso resolver, principalmente, os problemas da matriz energética

Boa Vista (RR) –  O Estado de Roraima, que já foi um grande produtor de arroz e teve sua época de ouro com a criação de gado, vem enfrentando problemas para fazer a economia crescer e gerar mais riquezas para o povo. Segundo o deputado estadual e presidente estadual do PRB, Mecias de Jesus, os principais entraves estão na questão energética e na regularização fundiária.

Roraima é o único estado brasileiro que não está ligado ao Sistema Elétrico Nacional. “A nossa energia vem da Estação de Guri, na Venezuela, e é uma situação que se arrasta há mais de 20 anos. Inclusive, já cumpriu todo o objetivo e não tem razão mais de existir”, contestou Mecias de Jesus.

O republicano, que é pré-candidato ao Senado em 2018, defende que as torres precisam ser ligadas a Manaus – local mais próximo que conta com a rede nacional. No entanto, as redes precisam passar por dentro de uma reserva indígena perto da BR 174. “A legislação até que permite a construção da rede, mas a comunidade indígena vem criando muitas dificuldades e exigindo contrapartidas. Atrelado a isso, o Governo Federal não tem dado a atenção devida ao assunto.

mecias-de-jesus-problemas-energica-roraima-foto2-ascom-06-04-2017Outro problema apontado por Mecias de Jesus, está a falta de consenso na bancada dos senadores do estado. “O problema é ainda maior porque os atuais senadores não se unem, não têm objetivos comuns. Eu entendo que nos pontos que beneficiam o estado não têm que existir questões partidárias no meio”, criticou o deputado do PRB e defendeu: “Roraima precisa sair da mesmice para fortalecer a economia”.

Sobre a questão da regularização das terras, Mecias explica que o problema está na morosidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em repassar os documentos das terras para os produtores. Ele afirma que a União já autorizou a regularização, mas a burocracia tem dificultado o processo.

“Por estar na Amazônia Legal e conter uma grande quantidade de reservas indígenas, Roraima conta apenas com 7% da extensão territorial liberada para produção agrícola. No entanto, mesmo assim, boa parte dos produtores estão impedidos de receber os documentos das terras”, esclareceu.

Ciente das dificuldades que travam o desenvolvimento econômico do estado, o deputado afirma que a população precisa eleger representantes para o Congresso Nacional comprometidos com o estado em primeiro lugar. “Nós temos muitas questões que dependem do governo federal, coisas simples, que os três senadores atuais, mesmo com todo esforço, não estão conseguindo resolver”, pontuou.

Mecias de Jesus está no sexto mandato consecutivo de deputado estadual e antes de chegar à assembleia foi vereador e secretário municipal em várias áreas no município de São João da Baliza, uma cidade pequena de Roraima, que fica a 350 km da capital.

jhonatan-de-jesus-prb-mecias-senado-foto-ascom-06-04-2017Além disso, o republicano é pai do deputado federal Jhonatan de Jesus, também do PRB e atual presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O parlamentar já deixou claro que a retomada das obras para o abastecimento energético em Roraima com a integração do estado ao Linhão de Tucuruí, a partir de Manaus (AM), é uma das prioridades do colegiado.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom/PRB Roraima

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend