Quem Ama Cuida leva consciência ambiental a evento gastronômico em Belém

Quem Ama Cuida leva consciência ambiental a evento gastronômico em Belém

Projeto Quem Ama Cuida promoveu uma ação de conscientização ambiental na Ilha do Combú, em Belém, no restaurante Saudosa Maloca

Belém (PA) – Sustentabilidade e empreendedorismo. Esses são alguns dos pontos valorizados pelo projeto “Quem Ama Cuida”, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), que realizou, nesta sexta-feira (11), um trabalho de conscientização ambiental na Ilha do Combú, em Belém, no restaurante Saudosa Maloca.

O projeto abordou temas como destinação correta de resíduos, produtos lixo zero como copos, kit feira, canudos, opções que substituem o plástico e poluem o meio ambiente.

Para o parlamentar, é importante a realização de eventos como esse. “Valorizar a economia local e consumir produtos que são produzidos em nossa região é fomentar a nossa cultura. O Pará é um estado rico em sua diversidade, a culinária é um grande diferencial e essa é uma oportunidade do Brasil conhecer”, disse o republicano.

Quem Ama Cuida leva consciência ambiental a evento gastronômico em Belém

A Feira Cuité de gastronomia paraense inovou e tudo no local foi pensado nos mínimos detalhes, como por exemplo, não foi usado descartáveis, os ingredientes foram utilizados a partir da horta cultivada, as embalagens de leite longa vida viraram bolsas térmicas para quem desejava levar para casa a comida regional. Até os copos foram de reuso e somente foi comercializado refil de água, para incentivar o uso consciente.

Prazeres, proprietária do restaurante e uma das idealizadoras da feira, destacou detalhes importantes. “Aqui, tudo é pensado nos mínimos detalhes para agregar a nossa culinária a sustentabilidade. Aqui, usamos o resíduo orgânico como biodigestor, produzimos nosso próprio gás, não usamos nada descartável e até as latas dos ingredientes usados na cozinha viraram vasos para as mudas que cultivamos”, contou a chefe de cozinha.

Outro destaque do Cuité foram os produtores de bijouteria e decoração feitos a partir de sementes e insumos, peças únicas e que valorizam o Pará, como a bandeja feita da folha do cupuaçu.

A culinária exótica do Pará fez sucesso e o objetivo principal do evento foi fortalecer a economia local e valorizar os pequenos produtos, além de divulgar os pratos assinados pelos chefes de cozinha como maniçoba, pato no túmulo, lasanha paraense, dadinho de tapioca, pizza no cone, cachaça de jambú e pato no tucupi.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Fotos: Will Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.