Projeto que facilita leitura de rótulos de remédios é aprovada na Câmara

Projeto que facilita leitura de rótulos de remédios é aprovada na Câmara

Comissão de Defesa do Consumidor aprovou projeto de Celso Russomanno (Republicanos-SP), que dispõe sobre a validade de medicamentos, imposição do número do lote e data de fabricação

Brasília (DF) – A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28), o Projeto de Lei nº 10237/18, de autoria do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), que dispõe sobre a validade de medicamentos, imposição do número do lote e data de fabricação. O projeto está anexado ao PL 8910/2017, do deputado Antônio Thame, que de forma similar, estabelece que o número de lote e as datas de fabricação e validade devem ser impressas de forma visível, ostensiva e acessível para o consumidor. Ambos já haviam sido aprovados na forma do substitutivo, apresentado pela deputada Leandre na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Celso Russomanno explicou que o Código de Defesa do Consumidor confere, na esfera dos seus direitos básicos, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem, mas salienta que esta norma não é cumprida por inúmeros laboratórios, o que pode afetar diretamente a saúde do consumidor. “Minha preocupação é que a gente consiga ler a data de validade do medicamento. Geralmente, após a abertura da caixa, a inscrição que é feita em relevo para baixo e para cima, se apaga com o passar do tempo e as pessoas idosas acabam como as maiores vítimas deste processo. Muitas delas, por terem deficiência de visão, acabam tomando medicamentos vencidos”, salientou.

O deputado federal Antônio Thame compartilha a visão de Russomanno e, para ele a, proposição tem o objetivo de facilitar a leitura de informações extremamente sensíveis para o uso seguro dos medicamentos por todos os consumidores, em especial os idosos que possuem estas limitações visuais com o passar da idade. Para o relator da matéria, deputado Eli Borges (Solidariedade-TO), este trata-se de um problema que põe em risco a saúde pública e que, por justa razão, tem sido pauta recorrente nos debates da Câmara, motivo pelo qual declarou voto favorável ao projeto.

“Parabenizo o deputado Eli Borges que foi muito feliz em seu relatório, pois o grande problema que encontramos hoje é a dificuldade das pessoas lerem as datas de validade dos remédios que possuem em casa, devido às impressões em baixo relevo. E ainda mais, o relator acerta quando incluiu que o registro do próprio medicamento pode ser negado, caso haja descumprimento das determinações legais atinentes à vigilância sanitária e saúde pública. Tenho certeza que iremos dar às pessoas idosas ou que possuam deficiência visual facilidade para saber se o remédio está na data de validade e se poderá ser ingerido ou não”, finalizou Russomanno.

O projeto segue agora para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e depois para aprovação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Texto: Patricia Pacheco / Ascom – deputado federal Celso Russomanno
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.