Mecias de Jesus defende dedução de gastos veterinários no IR

Mecias de Jesus defende dedução de gastos veterinários no IR

Projeto permite a dedução do IR de gastos com despesas veterinárias para tratamento de animais domésticos, desde que os pagamentos sejam efetuados, no ano-calendário, a médicos veterinários, clínicas e hospitais veterinários

Brasília (DF) – O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou o Projeto de Lei 3407/2019, que permite a dedução da base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas dos gastos do contribuinte com despesas veterinárias para tratamento de animais domésticos, desde que os pagamentos sejam efetuados, no ano-calendário, a médicos veterinários, clínicas e hospitais veterinários.

A proposta fomenta que os detentores da guarda desses animais busquem atendimento adequado, pois, ao entregarem a Declaração de Ajuste Anual (DAA), poderão abater da base de cálculo do Imposto sobre a Renda as despesas de tratamento que custearam.

Como forma de evitar uso indevido do benefício fiscal, a proposta somente poderá deduzir os gastos com a saúde de animais domésticos dos contribuintes que tenham a guarda desses animais devidamente registrada em cadastro nacional, a ser regulamentado pelo Poder Executivo.

Para o senador, a medida permitirá que tutores busquem atendimento adequado aos animais domésticos. “Os animais domésticos demandam gastos financeiros daqueles que detêm sua guarda. Por isso, nada mais justo do que conferir algum tipo de auxílio a quem deve fornecer os cuidados a esses animais. Precisamos possibilitar a dedução dos pagamentos efetuados com cuidados médicos aos animais domésticos”, justificou o senador.

A proposta tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus
Foto: Pedro França

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.