Mecias de Jesus debate crise migratória em Roraima

Mecias de Jesus debate crise migratória em Roraima

Parlamentar participou do encontro “Imigrantes e Refugiados – Crise em Roraima”, que teve a finalidade discutir a situação dos venezuelanos no estado

Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (16), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) participou, em Brasília, do Encontro “Imigrantes e Refugiados – Crise em Roraima”, que tem por finalidade discutir a situação dos venezuelanos no estado.

Segundo o senador, Roraima enfrenta uma grave crise social e humanitária e precisa de reforço orçamentário do governo federal, pois a população aumentou, o que sobrecarrega o estado com o atendimento em saúde, educação e segurança.

Entre 2015 e março deste ano, mais de 254 mil venezuelanos entraram no Brasil, a maioria pela fronteira com Roraima. Desses, mais de 115 mil pediram refúgio e outros 97 mil solicitaram visto temporário ou definitivo de residência no país. “O problema está acontecendo em Roraima, mas o desafio é do Brasil. Esse é um problema que o estado de Roraima não pode carregar sozinho nas costas”, disse Mecias.

Os recursos para os serviços públicos, no entanto, não estão aumentando. Roraima é o estado com maior crescimento populacional do país. Mas só no ano passado o IBGE começou a levar em conta o efeito do influxo migratório nas suas projeções populacionais, que orientam a partilha dos recursos dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios.

Desde o ano passado, a Operação Acolhida começou um processo de interiorização dos imigrantes venezuelanos, distribuindo aqueles que são recebidos nos 13 abrigos existentes em Roraima por outros estados e municípios. Segundo os dados mais recentes, até agosto deste ano foram deslocados cerca de 15 mil venezuelanos, número ainda pequeno, diante cerca de 100 mil que permanecem em Roraima. “O esforço que a Operação Acolhida, executada pelo Exército Brasileiro, tem realizado é louvável. Mas, ao mesmo tempo que reconhecemos tal fato, não podemos deixar de criticar o foco privilegiado no financiamento da Operação, sem que o estado de Roraima, parceiro privilegiado e inevitável nesse processo de acolhida aos venezuelanos, seja também contemplado”, criticou o senador.

Participaram no evento a deputada federal Bruna Furlan, o vereador de Boa Vista, Renato Queiroz, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Federico Martinez, a consultora legislativa do Senado Federal, Clarita Costa Maia, o chefe da Divisão de Imigração do Ministério de Relações Exteriores, Erwin Epiphanio, e o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Texto e foto: Ascom – senador Mecias de Jesus

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.