Hélio Costa defende integração das polícias nas fronteiras

Hélio Costa defende integração das polícias nas fronteiras

Deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) participou de audiência pública que discutiu a proposta de criação da Guarda de Fronteira

Brasília (DF) – Na terça-feira (17), durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, na Câmara dos Deputados, que discutiu a proposta de criação da Guarda de Fronteira, o deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) contestou o teor da matéria. Para o parlamentar, é preciso dar ênfase na especialização e integração das polícias. “A integração passa pela iniciativa da criação de uma força-tarefa nas fronteiras. É necessário aumentar o contingente de cada carreira e injetar recursos para o policiamento de fronteiras em todo o país”, disse o parlamentar.

Hélio Costa também ressaltou a importância do trabalho efetivo na divisa com os países sul-americanos, em especial Bolívia, Peru e Paraguai. “Todos os dias o Brasil recebe um caminhão de drogas que vem de cidades peruanas, bolivianas e paraguaias. Recursos pra segurança pública existem e eles precisam ir da mesma forma para o combate desses traficantes que atravessam a fronteira”, ressaltou.

O deputado lamentou a ausência de representantes da Polícia Rodoviária Federal na audiência. O equívoco foi reconhecido pelo autor do requerimento, o deputado federal Subtenente Gonzaga. “A PRF é a instituição que mais apreende nas estradas e pelo país. Deveriam estar aqui conosco debatendo as fronteiras. Infelizmente não foi convidada”, disse.

A proposta de criação da Guarda de Fronteira, apresentada em 2011, ainda não avançou na análise da Câmara dos Deputados, embora já tenha sido arquivada e desarquivada em duas legislaturas. A matéria, da ex-deputada Antônia Lúcia, estabelece que a Guarda de Fronteira será composta por integrantes das polícias Federal e estaduais e das guardas municipais de cidades fronteiriças.

Pelo texto, a guarda seria organizada pelo governo federal e financiada pela União, pelos estados e pelos municípios. Entre as atribuições do novo órgão constam, além do patrulhamento ostensivo da faixa de fronteira, a apuração de infrações penais ocorridas nessas localidades.

Texto: Ascom – deputado federal Hélio Costa
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.