Dia do Capoeirista poderá ser criado no Rio de Janeiro

Dia do Capoeirista poderá ser criado no Rio de Janeiro

De iniciativa da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), o objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos praticantes da capoeira

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia do Rio de Janeiro analisa o Projeto de Lei nº 1057/2019, de autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), que altera a Lei n⁰ 5.645/2010 e inclui no calendário oficial o Dia Estadual do Capoeirista. Se aprovado, a data será comemorada, anualmente, no dia 3 de agosto.

De acordo com a deputada, o objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos praticantes da capoeira do estado. “Hoje, a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, sendo um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo o mundo. Os capoeiristas se multiplicaram em todos os estados e cidades do país, transmitindo para novas gerações a sua cultura, as suas músicas e a sua ginga, que encantam a todos”, disse a deputada.

Mas, a capoeira nem sempre foi bem aceita no país. Esse misto de dança, jogo, arte e luta genuinamente brasileiro, nasceu em meados do século XVII, como uma forma de resistência dos negros escravizados. Por muitos anos, o capoeirista foi visto de forma marginalizada e até meados do século XX a prática era considerada crime. A liberdade para praticar a capoeira em todo o país só foi garantida muitos anos depois, pelo governo de Getúlio Vargas.

Tia Ju explica que a escolha do dia 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é decorrente da Lei nº 4.649/1985, do legislativo de São Paulo, que foi o primeiro estado a instituir oficialmente uma data em comemoração aos capoeiristas.

“Com certeza, o Dia do Capoeirista é uma forma de homenagear e relembrar a nossa história. Valorizar a nossa cultura, que é tão rica”, finalizou a deputada.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.