Dia do Capoeirista poderá ser criado no Rio de Janeiro

De iniciativa da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), o objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos praticantes da capoeira

Publicado em 02/09/2019 - 00:00

Dia do Capoeirista poderá ser criado no Rio de Janeiro
De iniciativa da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), o objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos praticantes da capoeira

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia do Rio de Janeiro analisa o Projeto de Lei nº 1057/2019, de autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), que altera a Lei n⁰ 5.645/2010 e inclui no calendário oficial o Dia Estadual do Capoeirista. Se aprovado, a data será comemorada, anualmente, no dia 3 de agosto.

De acordo com a deputada, o objetivo é reconhecer e valorizar a importância dos praticantes da capoeira do estado. “Hoje, a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, sendo um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo o mundo. Os capoeiristas se multiplicaram em todos os estados e cidades do país, transmitindo para novas gerações a sua cultura, as suas músicas e a sua ginga, que encantam a todos”, disse a deputada.

Mas, a capoeira nem sempre foi bem aceita no país. Esse misto de dança, jogo, arte e luta genuinamente brasileiro, nasceu em meados do século XVII, como uma forma de resistência dos negros escravizados. Por muitos anos, o capoeirista foi visto de forma marginalizada e até meados do século XX a prática era considerada crime. A liberdade para praticar a capoeira em todo o país só foi garantida muitos anos depois, pelo governo de Getúlio Vargas.

Tia Ju explica que a escolha do dia 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é decorrente da Lei nº 4.649/1985, do legislativo de São Paulo, que foi o primeiro estado a instituir oficialmente uma data em comemoração aos capoeiristas.

“Com certeza, o Dia do Capoeirista é uma forma de homenagear e relembrar a nossa história. Valorizar a nossa cultura, que é tão rica”, finalizou a deputada.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro