Dia das Crianças: João Luiz fiscaliza lojas de brinquedos no Amazonas

Dia das Crianças: João Luiz fiscaliza lojas de brinquedos no Amazonas

Deputado do Republicanos afirmou que a ação teve como foco orientar ao consumidor e também aos lojistas quanto às normas exigidas pelo CDC

Manaus (AM) – Às vésperas do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), as equipes da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas e do Procon-AM realizaram, na manhã de hoje (11), uma fiscalização em lojas de brinquedos localizadas no centro de Manaus.

Entre as irregularidades constatadas pelos fiscais estão a exposição de produtos sem preço, sem informação e ausência do selo de segurança e qualidade. Os estabelecimentos foram advertidos e terão o prazo de uma semana para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor.

Dia das Crianças: João Luiz fiscaliza lojas de brinquedos no AmazonasDe acordo com o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), a ação realizada teve como foco orientar ao consumidor e também aos lojistas quanto às normas exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor. “Percorremos algumas lojas e constatamos que, na maioria dos estabelecimentos fiscalizados, os produtos expostos não atendiam ao Código de Defesa do Consumidor quanto à qualidade e segurança, como o selo do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), indicação da faixa etária, preços, dentre outras exigências legais”, afirmou o parlamentar.

Na avaliação do deputado, a falta de informação sobre os itens fiscalizados ocorre do fornecedor até o consumidor final. “Ao adquirir produtos para comercialização, o fornecedor tem de se certificar de que o item possui as informações adequadas na embalagem, principalmente quanto à indicação de idade. E os consumidores tem de se atentar a essas informações, evitando frustrações e dores de cabeça futura”, alertou.

Produtos com embalagens violadas e sem o selo do Inmetro foram retirados das prateleiras e encaminhados ao depósito para que o fornecedor faça a reposição adequada. “Os estabelecimentos fiscalizados foram advertidos e, na próxima semana, vamos verificar se, de fato, houve a adequação correta”, afirmou o coordenador de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta.

Atenção na hora de comprar

No último dia 8 de outubro, a CDC/Aleam divulgou uma lista de direitos na compra do presente do Dia das Crianças (http://bit.ly/2Ix2ine ) e alertou para a exigência do cupom fiscal para uma eventual reclamação. O consumidor deve estar atento aos produtos em exposição. Todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara e completa. No parcelamento, o bem deve conter os preços: o total à vista, parcelado, taxa juro. O Código de Defesa do Consumidor garante o mesmo preço de um bem para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Fotos: Mauro Smith

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.