Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da BA visita Barragem do Cipó

Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da BA visita Barragem do Cipó

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), esteve no município de Mirante para a vistoria

Salvador (BA) – O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), esteve na segunda-feira (20), no município de Mirante, localizado a 496 quilômetros de Salvador, com o objetivo de visitar a Barragem do Cipó, classificada como uma das que apresenta risco de rompimento iminente. A ação também contou com a presença do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), membro do Colegiado.

Segundo informações do engenheiro agrônomo e assessor técnico da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, Eduardo Macário, não foi constatado risco de rompimento na Barragem do Cipó, em Mirante. “Embora exista uma fissura no vertedor, o talude do barramento está intacto. As erosões registradas no relatório da ANA são superficiais”, assegurou.

A barragem tem uma capacidade de 450 mil metros cúbicos. Ela tem a finalidade de suprir de maneira especial, a demanda de abastecimento de água para os habitantes da localidade. A cidade de Mirante, sofre a maior parte do ano, com a estiagem, e por isso, depende essencialmente de água reservada da barragem mensurada e de alguns poços tubulares para o seu abastecimento.

Na oportunidade, Arimateia ressaltou que a Barragem do Cipó é a oitava visitada pela Comissão e trata-se de uma barragem de acumulação de água de chuvas, ou seja, não existe a contribuição de nascente, córrego ou rio. Para ele, a falta de investimento e manutenção frequente são visíveis em todas inspecionadas até o momento. “Hoje verifiquei mais uma barragem que necessita de reparos imprescindíveis e constantes. Quando terminar todas as visitas iremos elaborar um relatório minucioso apresentando os entraves de todas analisadas e realizar encaminhamentos necessários aos órgãos competentes. Faremos a nossa parte em favor de todo o povo baiano”, garantiu o republicano, que irá ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Fortaleza, no próximo dia 31 de maio, para dialogar sobre a situação das barragens do estado.

Até o presente momento, os parlamentares que integram a Comissão já visitaram a Barragem de Araci, a RS1 e RS2, em Camaçari, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Barragem de Afligidos, localizada no município baiano de São Gonçalo dos Campos, a Barragem de Rejeitos Mineração Caraíba S/A, em Jaguarari, a barragem de Apertado, em Mucugê, a de Pinhões, em Juazeiro e a barragem Luiz Vieira.

Duas barragens ainda serão vistoriadas na Bahia pela Comissão do Meio Ambiente. No próximo dia 23 de maio, a Barragem Tabua II, em Ibiassucê será inspecionada e, por fim, no dia 30 de maio, a Barragem de Zabumbão, no município de Paramirim.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Janderson Louvores

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.