Câmara terá ala em homenagem a Celina Guimarães

Câmara terá ala em homenagem a Celina Guimarães

Projeto de Aline Gurgel, com relatoria de Marcos Pereira, reconhece a importância da primeira brasileira a votar

Brasília (DF) – Foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Resolução que denomina “Ala Celina Guimarães Viana – Patrona do Voto Feminino no Brasil” o espaço da Casa onde se encontra atualmente a Galeria Histórica das deputadas federais. Com autoria da deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP) e relatoria do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), a proposta é uma homenagem à professora precursora do voto feminino no país.

“Se hoje, nós, brasileiras, temos oportunidade de votar e de se candidatar a cargos públicos, é por causa da luta de mulheres como Celina”, diz Aline Gurgel. Ela observa que a mulher que se tornava a primeira eleitora do Brasil, há 91 anos, daria início a toda uma mudança na legislação eleitoral do seu estado e em seguida de todo o país. Para o deputado Marcos Pereira, relator do projeto, a professora Celina foi “personalidade fundamental para a cidadania e a consolidação do processo democrático brasileiro”.

Aline lembra que Celina fazia campanhas de conscientização pela participação feminina no processo eleitoral, sobretudo, após a edição da Lei Estadual 660, que permitiu às mulheres casadas se cadastrarem como eleitoras. “Em 1932, sob a gestão do presidente Getúlio Vargas, foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino. No entanto, a professora Celina, já em 1927, cinco anos antes, obtivera o direito de votar junto à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte”, complementa a republicana.

Saiba mais

Celina Guimarães Viana nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 15 de novembro de 1890. Era filha de José Eustáquio de Amorim Guimarães e Eliza de Amorim Guimarães e estudou na Escola Normal de Natal, onde concluiu o curso de formação de professores.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.