Belém recebe 1º Encontro “Quem Ama Cuida”

Belém recebe 1º Encontro "Quem Ama Cuida"

Com a participação do deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), evento reuniu cerca de 150 pessoas na Tuna Luso Brasileira

Belém (PA) – O 1º Encontro do Quem Ama Cuida, projeto idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), foi realizado na Tuna Luso Brasileira, em Belém, no sábado (14). Na ocasião foram abordados temas como meio ambiente, qualidade de vida, atitudes sustentáveis, empreendedorismo e como ser um agente transformador para cerca de 150 pessoas.

As palestras foram ministradas pela economista Mônica Nascimento, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); pela oceanógrafa Sury Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA); pela coordenadora de práticas sustentáveis do “Quem Ama Cuida”, Débora Martins; e pelo deputado Vavá Martins, que falou sobre a importância de cuidar dos espaços públicos.

“Temos que ser parte da solução e não do problema, precisamos nos preocupar com o que fazemos e como destinamos os nossos resíduos, por exemplo. Afinal, podemos mudar os espaços e ocupa-los com alternativas que façam a diferença em nossa sociedade”, afirmou Vavá Martins.

O evento teve como objetivo principal desenvolver canais de comunicação entre a sociedade e os meios de transformação e a preservação do ecossistema, onde estão envolvidos diretamente na questão os resíduos sólidos e a reciclagem.

Em sua palestra, a oceanógrafa Sury Monteiro falou sobre as experiências sustentáveis e o apego emocional com objeto, fazendo uma relação ao uso consciente. “Quanto mais nos apegamos aos descartáveis mais temos dificuldades em deixar de usar esse tipo de material, por isso devemos buscar alternativas e o projeto Quem Ama Cuida tem trazido essa proposta que inclusive eu já implemento no meu dia a dia”, disse.

O encontro teve ainda exposições de agentes transformadores como o Instituto Manguezal, que faz oficinas de bordyboard para crianças em troca de recicláveis; Mestre artesão, fabricante de móveis a partir de pneus que iriam para o aterro sanitário ou local de descarte irregular; Homebiogás que transforma resíduo orgânico em gás de cozinha; Aplicativo Awa, que identifica cooperativas de catadores através do celular; e a empresa ALuah, fabricante de joias usando materiais que iriam para o lixo.

Outro destaque do evento foi a feirinha de adoção do abrigo de animais Aufamily. Ao final do evento, quatro cachorros foram adotados.

Texto e fotos: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.