Belém recebe 1º Encontro “Quem Ama Cuida”

Com a participação do deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), evento reuniu cerca de 150 pessoas na Tuna Luso Brasileira

Publicado em 17/9/2019 - 00:00 Atualizado em 28/6/2020 - 21:31

Belém (PA) – O 1º Encontro do Quem Ama Cuida, projeto idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), foi realizado na Tuna Luso Brasileira, em Belém, no sábado (14). Na ocasião foram abordados temas como meio ambiente, qualidade de vida, atitudes sustentáveis, empreendedorismo e como ser um agente transformador para cerca de 150 pessoas.

As palestras foram ministradas pela economista Mônica Nascimento, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); pela oceanógrafa Sury Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA); pela coordenadora de práticas sustentáveis do “Quem Ama Cuida”, Débora Martins; e pelo deputado Vavá Martins, que falou sobre a importância de cuidar dos espaços públicos.

“Temos que ser parte da solução e não do problema, precisamos nos preocupar com o que fazemos e como destinamos os nossos resíduos, por exemplo. Afinal, podemos mudar os espaços e ocupa-los com alternativas que façam a diferença em nossa sociedade”, afirmou Vavá Martins.

O evento teve como objetivo principal desenvolver canais de comunicação entre a sociedade e os meios de transformação e a preservação do ecossistema, onde estão envolvidos diretamente na questão os resíduos sólidos e a reciclagem.

Em sua palestra, a oceanógrafa Sury Monteiro falou sobre as experiências sustentáveis e o apego emocional com objeto, fazendo uma relação ao uso consciente. “Quanto mais nos apegamos aos descartáveis mais temos dificuldades em deixar de usar esse tipo de material, por isso devemos buscar alternativas e o projeto Quem Ama Cuida tem trazido essa proposta que inclusive eu já implemento no meu dia a dia”, disse.

O encontro teve ainda exposições de agentes transformadores como o Instituto Manguezal, que faz oficinas de bordyboard para crianças em troca de recicláveis; Mestre artesão, fabricante de móveis a partir de pneus que iriam para o aterro sanitário ou local de descarte irregular; Homebiogás que transforma resíduo orgânico em gás de cozinha; Aplicativo Awa, que identifica cooperativas de catadores através do celular; e a empresa ALuah, fabricante de joias usando materiais que iriam para o lixo.

Outro destaque do evento foi a feirinha de adoção do abrigo de animais Aufamily. Ao final do evento, quatro cachorros foram adotados.

Texto e fotos: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend