AM poderá ter Vara de Ações Coletivas do Consumidor

AM poderá ter Vara de Ações Coletivas do Consumidor

Deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM) fez uma indicação ao presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, sobre a viabilidade de implantação

Manaus (AM) – Em reunião na manhã desta segunda-feira (19), na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM) fez uma indicação ao presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, sobre a viabilidade de implantar, ou transformar uma vara já existente, em Vara Especializada em Atendimento de Ações Coletivas de Defesa do Consumidor. Com isso, o TJAM irá realizar um levantamento das demandas de ações coletivas no Estado para avaliar a indicação do parlamentar.

De acordo com João Luiz, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam), a existência de uma vara específica para as relações de consumo desafogaria os juizados especiais, hoje sobrecarregados com causas relacionadas à defesa do consumidor.

“Por conta da alta demanda, a criação de uma vara específica daria mais agilidade ao atendimento ao consumidor junto à Justiça. Acredito que, com o apoio do presidente Yedo Simões, poderemos dar um encaminhamento viável a essa questão. Sendo assim, será realizado um estudo para que possamos dar andamento à implantação de uma vara específica para as causas consumeristas”, afirmou o parlamentar, ao agradecer o desembargador pela receptividade e, principalmente, por se colocar à disposição para ajudar a fortalecer e a dar soluções céleres às questões relacionadas ao consumo.

O presidente do TJAM, Yedo Simões, ratificou a iniciativa do deputado João Luiz em defender e demonstrar que há necessidade de se criar uma vara específica para as ações coletivas de consumidor. “Vamos levantar e verificar se temos demandas suficientes nessa área. Se não tivermos, mesmo assim, vamos criar soluções alternativas para superar essa questão das ações coletivas e dar um resultado mais rápido e eficaz a nossa população”, ressaltou Simões.

Conforme o desembargador, de imediato, uma das soluções a ser colocada em prática é intensificar as ações da Vara Itinerante. “As causas relacionadas ao consumo se acumulam e, para tentar debelar essa demanda, cada vez maior, podemos colocar a Vara Itinerante nos bairros. São soluções práticas e de resultados eficazes”, concluiu.

A reunião contou, ainda, com a participação do juiz Luiz Márcio Albuquerque, da coordenadora e da assessora jurídica da CDC/Aleam, Karine Casara e Luana Cabrini, respectivamente.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.