PA: Assembleia comemora os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

PA: Assembleia comemora os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata

“O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola nesses 75 anos de atividades educacionais”, ressaltou Fábio Freitas, autor da homenagem

Publicado em 06/11/2019 - 00:00

PA: Assembleia comemora os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata
“O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola nesses 75 anos de atividades educacionais”, ressaltou Fábio Freitas, autor da homenagem

Belém (PA) – Os 75 anos de fundação da Escola de Enfermagem Magalhães Barata foram comemorados em sessão solene na tarde da segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Pará, a pedido do deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos-PA).

“O objetivo é valorizar e reconhecer a importância da Escola de Enfermagem nesses 75 anos de atividades educacionais, contribuindo para a formação de profissionais na área de saúde”, ressaltou Fábio Freitas.

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata foi fundada em 11 de novembro de 1944, com o objetivo de formar profissionais para atuarem no esforço de guerra.

A Sessão contou com o reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Rubens Cardoso da Silva; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Daniele Cruz Rocha; a diretora da Escola e coordenadora de graduação em enfermagem da UEPA, Margareth Bittencourt; a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Hilma Pastana Ferreira; o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Marcos Gomes; a enfermeira Alzira Reinaldo, representando os professores aposentados da escola; e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Pará, Antônia Trindade.

A diretora da escola, Margareth Bittencourt, enalteceu o pioneirismo da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. “São 75 anos de formação dos profissionais de saúde que estão mais próximos da população. Essa história será registrada em um e-book que lançaremos para marcar a data”, anunciou.

Daniele Rocha destacou que, “dos 12.960 enfermeiros registrados no Conselho Regional de Enfermagem do Pará, mais da metade são egressos da Escola Magalhães Barata. Nesta data, devemos relembrar nossas raízes e comemorar”, afirmou.

O representante do Conselho Federal, Antônio Marcos Gomes, também enalteceu a instituição. “Ela representa a história de muitos de nós, por isso não devemos esquecer das transformações que essa escola nos proporcionou em conhecimentos. Pode ser antiga, não ter a estrutura que gostaríamos, mas temos os melhores professores e a melhor escola”, garantiu.

O reitor Rubens Cardoso da Silva lembrou que dos 126 cursos mantidos pela UEPA, cinco são de enfermagem, em Belém e no interior.”Pelo significado especial, o envolvimento e comprometimento de todos que atuam na instituição durante esses anos, é importante comemorar esse aniversário de 75 anos”, destacou.

Comendas

Durante a Sessão Solene, foram entregues comendas de homenagem especial a 21 personalidades ligadas à enfermagem: foram agraciados 8 professores aposentados, 10 professores ainda na ativa, dois ex-alunos e o reitor da UEPA.

Legislação – Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei n° 2295/2000, do Senado Federal, que trata do estabelecimento da jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros, em trâmite no Congresso há mais de 19 anos, e que, se aprovado, irá beneficiar os mais de dois milhões de profissionais do país.

Em agosto, a Câmara dos Deputados lançou duas frentes parlamentares: a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. No Ato, deputados federais e estaduais, estudantes, profissionais e representantes de sindicatos da categoria pediram melhorias e mais valorização para a profissão.

O deputado Fábio Freitas participou do lançamento e acompanha a tramitação do projeto em Brasília. Na Assembleia Legislativa, ele apresentou um Projeto de Indicação ao Poder Executivo para a redução da jornada de trabalho para a categoria no âmbito estadual e que foi aprovado pelo parlamento no primeiro semestre deste ano.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Fábio Freitas 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro