Ossesio Silva reivindica ampliação do Programa Caminho da Escola em PE

Republicano quer expandir o programa para os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão Pernambucano

Publicado em 18/3/2017 - 00:00

Republicano quer expandir o programa para os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão Pernambucano

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB) defendeu a ampliação do Programa Caminha da Escola para os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão Pernambucano.

O programa, segundo o parlamentar, tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. 

“Esses veículos vão contribuir, principalmente, para os alunos que residem em lugares carentes. Essa ação visa levar as pessoas ao caminho da educação. Os ônibus têm especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e adequados às condições de trafegabilidade das vias, da zona rural e nas comunidades da área urbana. Eles, também, têm equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção” disse.

Programa

O Caminho da Escola visa aproximar a escola dos alunos. O governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Com tacógrafo eletrônico e GPS, o ônibus garantem maior segurança para os estudantes e permite o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível. A largura do corredor é menor, aumentando a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Calazans

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend