Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo no futebol

Parlamentar destaca que o racismo deve ser punido duramente em todo o país e defendeu a união do povo brasileiro

Publicado em 28/11/2017 - 00:00

Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo no futebol
Parlamentar destaca que o racismo deve ser punido duramente em todo o país e defendeu a união do povo brasileiro

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) participou de uma mesa de debates sobre Racismo no Futebol. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em conjunto com a Secretaria Nacional de Futebol e Direito do Torcedor.

Durante o encontro, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella, propôs a criação de uma comissão interministerial para debater e criar ações de forma permanente, que será composta por membros das entidades ligadas ao setor do esporte e de todas das casas legislativas do país. 

“Apoio a ideia da criação desta comissão, para assim poder levar a discussão a vários estados e disseminar esta ideia junto ao povo”, anunciou Ossesio Silva.

Ossesio Silva participa de debate sobre racismo no futebol

O parlamentar ainda pontuou que o racismo deve ser punido duramente em todo o país e defendeu a união do povo brasileiro, composto por uma miscigenação de várias raças. O deputado já atua para o combate desta prática em Pernambuco. Ele é autor do Projeto de Lei 15776/16, que determina a divulgação em local visível de que o racismo é crime e deve ser denunciado.

No debate, o secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, destacou a “necessidade de discutir o racismo em todas as esferas da sociedade e punir de forma adequada todos os casos de racismo no futebol, esporte mais popular do país”.

A mesa de abertura do evento também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Do Futebol do Distrito Federal, Alberto Gois; do presidente da Comissão de Direito esportivo da OAB/DF, Mauricio Veiga; do diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho​;e da integrante do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial, Silvia Cerqueira.

Além da criação da comissão interministerial, como resultado do encontro, ficou definida a criação de uma campanha nacional contra o racismo no esporte, que será lançada no final do campeonato brasileiro. Na ocasião, também foi lançado o Relatório Anual da Discriminação Racial.

Texto: Ascom – PRB Pernambuco, com informações da Unale
Fotos: Jessen Peixoto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend