Pastor Oliveira propõe programa de capacitação e formação de cuidadores de idosos no AP

Oliveira propõe programa de capacitação e formação de cuidadores de idosos no AP

Programa visa melhorar a qualidade de vida dos idosos, reduzir os índices de mortalidade por maus-tratos, além do controle de enfermidades

Publicado em 14/5/2016 - 00:00

Pastor Oliveira propõe programa de capacitação e formação de cuidadores de idosos no AP
Entre os principais objetivos do programa estão listados a melhora da qualidade de vida dos idosos, redução dos índices de mortalidade por maus-tratos, além da ampliação de ações de detecção precoce e controle de enfermidades

 

Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá analisa uma proposta do deputado estadual Oliveira (PRB-AP) que cria o Programa de Capacitação e Formação de Cuidador do Idoso.

O projeto será destinado a profissionais da saúde e estudantes de escolas técnicas da saúde no âmbito estadual. Entre os principais objetivos do programa estão listados a melhora da qualidade de vida dos idosos, redução dos índices de mortalidade por maus-tratos, além da ampliação de ações de detecção precoce e controle de enfermidades.

Oliveira destaca a importância do cuidador de idosos. “O envelhecimento, muitas vezes, é visto como um que surge de forma inesperada. Diante desta situação, algumas demandas são colocadas para a família, sociedade e poder público no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma incapacidade na velhice. A existência de cuidadores, com ou sem preparo, oferecendo seus serviços às famílias ou instituições de longa permanência para idosos é fato real e sua demanda só tende a aumentar. Portanto, é urgente a necessidade de cursos para qualificar esses cuidadores”, justifica o deputado do PRB.

O republicano alerta que a população idosa do Brasil representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira) contra cerca de 11 milhões em 1991 (7,3% da população brasileira). No Amapá, são cerca de 40 mil idosos, sendo que desse total, a metade está em Macapá (20.473).

Saiba mais

A inclusão do cuidador de idosos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ocorreu em 2002, sendo que as atribuições do cuidador formal referem-se de maneira geral à ajuda nos hábitos da vida diária, exercícios físicos, uso da medicação, higiene pessoal, passeios, atenção afetiva e outros que essa atividade requeira.

Texto: Everlando Mathias / Ascom – AL/AP
Edição: Romero D’Lima / Ascom – deputado estadual Oliveira
Foto: Ronaldo Almeida 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend