Vereador aciona órgão de proteção sobre o embarque de passageiros em Fortaleza

Vereador aciona órgão de proteção sobre o embarque de passageiros em Fortaleza

Evaldo Costa entrou com representação no Decon contra empresa de ônibus que mudou o embarque de passageiros da porta da frente para a porta traseira

Publicado em 27/2/2018 - 00:00

Vereador aciona órgão de proteção sobre o embarque de passageiros em Fortaleza
Evaldo Costa entrou com representação no Decon contra empresa de ônibus que mudou o embarque de passageiros da porta da frente para a porta traseira

Fortaleza (CE) – O vereador Evaldo Costa, líder do PRB na Câmara Municipal de Fortaleza, entrou, na sexta-feira (23), com representação no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) contra a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) por problemas gerados com a mudança no embarque de passageiros pela porta da frente dos ônibus.

O parlamentar ouviu denúncias dos usuários do transporte da capital de que a mudança do acesso dos passageiros pela porta traseira dificultou o processo de embarque e desembarque nos coletivos, trazendo insegurança e até ocorrência de lesões graves, principalmente de idosos.

Segundo Evaldo, com o embarque pela porta dianteira, o motorista acaba perdendo a visão completa e os passageiros precisam gritar para avisar que pessoas ainda irão desembarcar do ônibus. Além disso, a mudança ainda não teria sido completamente assimilada por motoristas e cobradores, o que indicaria falta de capacitação desses profissionais para lidar com a nova realidade nos coletivos.

“Nosso objetivo é que o Decon, como órgão que atua na defesa dos direitos dos consumidores, inicie o devido processo administrativo, que notifique a Etufor para ouvir todas as partes interessadas, incluindo os próprios usuários de transportes coletivos”, destacou Evaldo.

Ainda de acordo com o republicano, que tem recebido constantes reclamações de passageiros em seu gabinete, a mudança não trouxe benefícios para os usuários, atendendo somente aos interesses dos empresários.

“É necessário que a Etufor promova uma ampla campanha pública de esclarecimento dos passageiros sobre as mudanças implementadas, que vá além das placas informativas em algumas áreas de embarque. Mas não apenas isso, queremos saber se há sustentação nos argumentos técnicos apresentados, de adequação à estrutura mecânica dos veículos, ou se prevalecem apenas interesses comerciais”, finalizou Evaldo Costa.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

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