Samu inicia comemoração pelos 15 anos de atuação em Caxias do Sul

Samu inicia comemoração pelos 15 anos de atuação em Caxias do Sul

Prefeito Daniel Guerra (Republicanos) recebeu equipe do serviço na quarta-feira (14)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (Republicanos) recebeu na quarta-feira (14) o secretário municipal da Saúde (SMS), Júlio Freitas, e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O grupo entregou ao chefe do Executivo um convite para as atividades comemorativas dos 15 anos do serviço de urgência e emergência, celebrados em 24 de agosto.

Segundo o diretor-geral do Samu, Thyago Anzolin Coser, no sábado (24), a base do serviço será deslocada para a praça Dante Alighieri, das 10h às 14h. Isso quer dizer que as ambulâncias partirão deste ponto para atender os chamados. O objetivo é uma aproximação com a população. A equipe também orientará a comunidade sobre as situações em que se deve acionar o Samu, pelo telefone 192. Nesta mesma data, à noite, haverá um jantar de confraternização, no Quinta Estação, às 20h. O evento está sendo organizado por iniciativa dos servidores.

Em 31 de agosto será realizada a I Jornada de Emergência Pré-Hospitalar de Caxias do Sul, das 8h30 às 17h, no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Haverá palestras pela manhã e oficinas práticas à tarde. A programação é voltada para profissionais da área de atendimento pré-hospitalar e estudantes da área da saúde. Cerca de 150 pessoas já confirmaram participação.

Ao receber o convite para as atividades, Daniel Guerra elogiou a equipe. “Parabéns a esta brava equipe que, no anonimato, desempenha sua missão com responsabilidade, competência, respeito e cuidado com vida das pessoas”, disse. O prefeito também lembrou dos investimentos feitos no Samu. “Renovamos a frota de ambulâncias, uma das principais necessidades do serviço. Investimos quase R$ 2 milhões para oferecer mais qualidade de atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores”, afirmou.

Júlio Freitas informou que o próximo passo para qualificação é a descentralização. “Estamos empenhados em levar uma base do Samu para o interior, garantindo ainda mais agilidade”, disse. Já o diretor da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Fábio Baldisseroto, enalteceu as melhorias. “Foram muitos obstáculos, especialmente no início. Mas hoje temos um Samu de excelência. É um dos melhores do Brasil no que se refere à estrutura e à competência da equipe. Isso se evidencia em encontros que participamos pelo país”, declarou.

Serviço recebe cerca de 300 ligações por dia

Levantamento deste primeiro semestre de 2019 aponta que o Samu recebeu cerca de 300 ligações diárias pelo 192. Deste total, em média, 130 resultaram em regulações médicas, 42 em envios de ambulância para atendimentos e oito encaminhamentos de ambulâncias para transporte de pacientes entre serviços de saúde.

O diretor-geral do Samu, Thyago Coser, informa que ainda são registrados cerca de 10 trotes diários. Segundo ele, a estatística já foi pior. No ano passado, a média foi de 19 por dia. No primeiro ano de implantação do serviço (2011), foram 105. Ele faz um apelo pela conscientização permanente da população. “O tempo e os recursos gastos com um trote podem atrasar o atendimento a um paciente em situação de ameaça à vida. Pedimos que especialmente as crianças sejam orientadas quanto a isso”, solicitou.

O Samu presta socorro à população em casos de urgência e emergência, com atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada telefônica gratuita pelo número 192. O serviço deve ser acionado nos casos em que o paciente tem agravos na saúde que podem levar à morte em poucas horas, como:

– Ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
– Casos de intoxicação, trauma ou queimadura
– Trabalhos de parto
– Tentativas de suicídio
– Crises hipertensivas
– Acidentes com vítimas
– Choque elétrico
– Acidentes com produtos perigosos

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Daniel Bianchi

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.