Procon Carioca atendeu mais de 32 mil reclamações em 2017

Procon Carioca atendeu mais de 32 mil reclamações em 2017

Segundo o presidente Jorge Braz, umas das maiores conquistas foi a lei que criou o Selo de Qualidade Procon Carioca, incentivando as empresas a aumentarem a qualidade do atendimento

Rio de Janeiro (RJ) – O Procon Carioca, comandado pelo republicano Jorge Braz (PRB), começa 2018 fazendo o balanço de 2017. Foram ao todo 32.808 demandas do consumidor tratadas pelo órgão. Esse número engloba reclamações recebidas através​ ​do atendimento on-line​; itinerante, com o “Procon Carioca nos bairros”; e ​da Central 1746, além do site nacional consumidor.gov.br, pelo qual os consumidores tratam diretamente com as empresas. Nesse item, foram 27.231 casos.

O mutirão de conciliação, promovido pelo Procon Carioca, terminou com um total de 1.930 atendimentos nos três dias de trabalho. Em cerca de 90% dos casos, houve acordo com uma das 37 empresas presentes. Na maioria desses acordos, os descontos foram de 70 a 98% no valor total das dívidas.

“Uma das maiores conquistas foi a Lei 6.309/17 que criou o Selo de Qualidade Procon Carioca, incentivando as empresas a aumentarem a qualidade do atendimento aos consumidores. Afinal, são eles a parte mais importante do negócio”, disse o presidente Jorge Braz.

As equipes de fiscalização do órgão estiveram em dois grandes eventos: o Carnaval e o Rock in Rio, e ainda realizaram oito operações de fiscalização em bancos, supermercados e muitos outros locais. Foram ao todo 412 estabelecimentos comerciais fiscalizados, dos quais 171 notificados e 4 interditados. Mais de 2.600 quilos de alimentos fora de condições para consumo tiveram de ser descartados.

​​Através da coordenação de educação do Procon Carioca, houve a criação, produção e divulgação de cursos, cartilhas e materiais educativos. Também foram realizadas reuniões, apresentações e acordos de cooperação com entidades representativas. ​ “O consumidor está aprendendo a fazer valer seus direitos e a parceria com o Procon Carioca tem funcionado cada vez melhor”, concluiu Jorge Braz.

Texto e fotos: Ascom – Procon Carioca

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.