José Freitas propõe alertas sobre álcool e drogas em livros escolares

Projeto obriga editoras a inserir nos livros didáticos mensagens de advertência sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas, em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou o debate de um projeto, de autoria do vereador José Freitas (PRB), que obriga as editoras a inserir nos livros didáticos, distribuídos às escolas públicas da rede municipal de ensino, mensagens de advertência sobre os danos causados pelo consumo de bebidas alcoólicas e de drogas. Para justificar a apresentação da matéria, Freitas lembra que “o consumo de drogas lícitas e ilícitas é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea”.

Conforme o texto, a mensagem de advertência, que pode conter ilustrações, deverá ocupar o espaço mínimo de uma página inteira por livro. Ainda caberá à Secretaria Municipal de Educação (Smed) a elaboração do conteúdo da mensagem e encaminhá-lo às editoras. O projeto também prevê que o Executivo Municipal desenvolva programas que objetivem a inserção das mensagens de alerta ao consumo de álcool e drogas em outros materiais escolares que distribui aos alunos.

O texto também estabelece que o descumprimento da lei sujeitará as editoras multa de 130 Unidades Financeiras Municipais (UFMs), aplicada em dobro em caso de reincidência, e os valores arrecadados serão destinados aos programas municipais de combate ao alcoolismo e às drogas. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotação orçamentaria própria, suplementadas pelo Executivo, se necessário. Se aprovada, a regulamentação deverá ocorrer no prazo de 90 dias a contar da sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

José Freitas destaca que a informação é crucial no processo de aprendizagem, “e não seria diferente em relação às bebidas alcoólicas e às drogas, que têm sido uma constante na vida dos jovens”.

O republicano salienta que “o projeto tem como objetivo essa garantia de informação por meio de mensagens de advertência, visando a redução de danos, inseridas nos livros didáticos distribuídos nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre”. O vereador exemplifica que o projeto não é pioneiro, com matéria semelhante aprovada em Manaus e proposta protocolada, e em tramitação, em Belo Horizonte.

Texto: de Milton Gerson / Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Edição: Marco Aurélio Marocco / Ascom – Câmara Municipal de Porto Alegre
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.