Educação Inclusiva apresenta avanços e conquistas em Jequiá da Praia (AL)

Educação Inclusiva apresenta avanços e conquistas em Jequiá da Praia (AL)

Pais de alunos especiais, familiares e professores lotaram a câmara municipal para participar do I Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva. Prefeito Marcelo Beltrão prestigiou o evento

Jequiá da Praia (AL) – Pais de alunos especiais, familiares e professores lotaram a câmara municipal para participar do I Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva, realizado na última quinta-feira (1°/12). Com o tema “A trajetória da Educação Inclusiva no município de Jequiá da Praia”, o evento teve como objetivo apresentar as conquistas e avanços da Educação Inclusiva em Jequiá da Praia nos últimos oito anos e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão (PRB).

A programação contou com palestras sobre a trajetória da Educação Inclusiva no município, sobre a prática da Educação Especial e sobre as perspectivas para o futuro. A história da Educação Inclusiva começou em Jequiá da Praia no ano de 2009, primeiro ano de gestão do prefeito Marcelo Beltrão.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Monalisa Barros, para implantar o sistema de ensino no município, foi realizada uma pesquisa para encontrar as crianças com necessidades especiais que estavam sem estudar. “Nós saímos de casa em casa porque o prefeito que disse que tinham crianças especiais no município. Após o diagnóstico, nós iniciamos a preparação dos professores, que passaram por uma formação em educação especial e inclusiva. O último passo foi conseguir os laudos médico das crianças, já que muitos pais não queriam admitir a deficiência dos filhos. Nós precisávamos saber qual era o problema de cada criança para fazer o planejamento das ações”, explicou Monalisa Barros.

Após todo este trabalho de diagnóstico, em 2010 foi implantada a primeira sala de Recursos Multimídia na Escola José Calazans, que atendia a quinze alunos. Atualmente, o município possui seis salas, que atendem a 53 crianças especiais em todo o município. A coordenadora também destacou o trabalho de sua equipe, a qual classificou como indispensável para a qualidade e sucesso do trabalho desenvolvido no município.

marcelo-beltrao-prb-encontro-pedagogico-educacao-inclusiva-foto2-ascom-02-12-16Durante o evento, pais de alunos especiais aproveitaram o evento para dar depoimentos sobre as experiências e evolução dos filhos. O servidor Ivonaldo Nascimento foi um deles. Pai de uma criança especial, Ivonaldo lembrou as críticas que sofreu ao decidir colocar o filho na escola e a felicidade de perceber a evolução da criança. “Quando quis colocar meu filho na escola, eu fiz uma proposta à secretária Cristiana e perguntei como seria e, de imediato, ela me disse que era um direito que meu filho tinha e ia fazer o possível para que ele tivesse um maior desenvolvimento. Lembro que ouvi muitas críticas na rua e pessoas chegaram a me perguntar como era que eu tinha coragem de colocar um menino mole na escola. Meu filho não segurava a cabeça, não conseguia se comunicar e nem ouvia. Hoje fico extremamente feliz em ver a evolução dele e eu só tenho a agradecer a Monalisa, toda a equipe da educação especial e a secretaria por tudo que fizeram e fazem pelo meu filho e pelas demais crianças”, relatou Ivonaldo Nascimento.

Emocionado com todas as histórias relatadas durante o evento, o prefeito Marcelo Beltrão disse ter orgulho o trabalho realizada por toda a equipe. “Fico muito orgulho desse trabalho realizado pela equipe da Monalisa. Cristina que é uma secretária muito atuante e tem a sensibilidade de querer fazer sempre mais e passar adiante. Só tenho a agradecer. Fico bastante honrado com esse resultado que a gente obteve na educação, área que sempre militei e que é a área que eu acredito que vai resolver os problemas do nosso país. E é isso que a gente faz aqui, transforma vidas. Hoje, vendo os resultados, isso paga qualquer noite de sono e aperreio ao longo dos oito anos de mandato. Tivemos momentos difíceis, mas nunca tiramos recursos da educação”, disse o prefeito.

O prefeito também ressaltou que, apesar de o município dispor de uma estrutura simples, conseguiu elevar a educação básica como a melhor do Estado.” Temos uma estrutura, sem luxo, mas com as melhores condições de trabalho para as pessoas que estão na linha e frente. Eu que tenho que agradecer a vocês, que estão fazendo essas crianças terem um futuro que ninguém sabia que poderiam ter, lá em 2009″, finalizou Beltrão.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Jequiá da Praia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.