Educação Inclusiva apresenta avanços e conquistas em Jequiá da Praia (AL)

Com o tema “A trajetória da Educação Inclusiva no município de Jequiá da Praia”, I Encontro Pedagógico contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão (PRB)

Publicado em 04/12/2016 - 00:00

Educação Inclusiva apresenta avanços e conquistas em Jequiá da Praia (AL)
Pais de alunos especiais, familiares e professores lotaram a câmara municipal para participar do I Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva. Prefeito Marcelo Beltrão prestigiou o evento

Jequiá da Praia (AL) – Pais de alunos especiais, familiares e professores lotaram a câmara municipal para participar do I Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva, realizado na última quinta-feira (1°/12). Com o tema “A trajetória da Educação Inclusiva no município de Jequiá da Praia”, o evento teve como objetivo apresentar as conquistas e avanços da Educação Inclusiva em Jequiá da Praia nos últimos oito anos e contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão (PRB).

A programação contou com palestras sobre a trajetória da Educação Inclusiva no município, sobre a prática da Educação Especial e sobre as perspectivas para o futuro. A história da Educação Inclusiva começou em Jequiá da Praia no ano de 2009, primeiro ano de gestão do prefeito Marcelo Beltrão.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Monalisa Barros, para implantar o sistema de ensino no município, foi realizada uma pesquisa para encontrar as crianças com necessidades especiais que estavam sem estudar. “Nós saímos de casa em casa porque o prefeito que disse que tinham crianças especiais no município. Após o diagnóstico, nós iniciamos a preparação dos professores, que passaram por uma formação em educação especial e inclusiva. O último passo foi conseguir os laudos médico das crianças, já que muitos pais não queriam admitir a deficiência dos filhos. Nós precisávamos saber qual era o problema de cada criança para fazer o planejamento das ações”, explicou Monalisa Barros.

Após todo este trabalho de diagnóstico, em 2010 foi implantada a primeira sala de Recursos Multimídia na Escola José Calazans, que atendia a quinze alunos. Atualmente, o município possui seis salas, que atendem a 53 crianças especiais em todo o município. A coordenadora também destacou o trabalho de sua equipe, a qual classificou como indispensável para a qualidade e sucesso do trabalho desenvolvido no município.

marcelo-beltrao-prb-encontro-pedagogico-educacao-inclusiva-foto2-ascom-02-12-16Durante o evento, pais de alunos especiais aproveitaram o evento para dar depoimentos sobre as experiências e evolução dos filhos. O servidor Ivonaldo Nascimento foi um deles. Pai de uma criança especial, Ivonaldo lembrou as críticas que sofreu ao decidir colocar o filho na escola e a felicidade de perceber a evolução da criança. “Quando quis colocar meu filho na escola, eu fiz uma proposta à secretária Cristiana e perguntei como seria e, de imediato, ela me disse que era um direito que meu filho tinha e ia fazer o possível para que ele tivesse um maior desenvolvimento. Lembro que ouvi muitas críticas na rua e pessoas chegaram a me perguntar como era que eu tinha coragem de colocar um menino mole na escola. Meu filho não segurava a cabeça, não conseguia se comunicar e nem ouvia. Hoje fico extremamente feliz em ver a evolução dele e eu só tenho a agradecer a Monalisa, toda a equipe da educação especial e a secretaria por tudo que fizeram e fazem pelo meu filho e pelas demais crianças”, relatou Ivonaldo Nascimento.

Emocionado com todas as histórias relatadas durante o evento, o prefeito Marcelo Beltrão disse ter orgulho o trabalho realizada por toda a equipe. “Fico muito orgulho desse trabalho realizado pela equipe da Monalisa. Cristina que é uma secretária muito atuante e tem a sensibilidade de querer fazer sempre mais e passar adiante. Só tenho a agradecer. Fico bastante honrado com esse resultado que a gente obteve na educação, área que sempre militei e que é a área que eu acredito que vai resolver os problemas do nosso país. E é isso que a gente faz aqui, transforma vidas. Hoje, vendo os resultados, isso paga qualquer noite de sono e aperreio ao longo dos oito anos de mandato. Tivemos momentos difíceis, mas nunca tiramos recursos da educação”, disse o prefeito.

O prefeito também ressaltou que, apesar de o município dispor de uma estrutura simples, conseguiu elevar a educação básica como a melhor do Estado.” Temos uma estrutura, sem luxo, mas com as melhores condições de trabalho para as pessoas que estão na linha e frente. Eu que tenho que agradecer a vocês, que estão fazendo essas crianças terem um futuro que ninguém sabia que poderiam ter, lá em 2009″, finalizou Beltrão.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Jequiá da Praia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro