Municípios gaúchos garantem adesão a projeto regional de cercamento eletrônico

Prefeito de Caxias do Sul (RS), Daniel Guerra (PRB) garantiu a adesão caxiense ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS)

Publicado em 4/7/2017 - 00:00

Municípios gaúchos garantem adesão a projeto regional de cercamento eletrônico
“Queremos ter o cercamento eletrônico o quanto antes e nos tornarmos a primeira microrregião do Estado a implantar a iniciativa”, garantiu Daniel Guerra

Caxias do Sul (RS) – O município de Caxias do Sul e cidades vizinhas pretendem aderir ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS), projeto do governo do estado. A proposta foi apresentada pelo coordenador, o tenente-coronel Alexandre Aragon, a prefeitos, vereadores, secretários de segurança e demais representantes de municípios vizinhos a Caxias do Sul. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, na última segunda-feira (3). Agora, os prefeitos aguardam a liberação do convênio para que, juntos, assinem a adesão à proposta.

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios prevê o cercamento eletrônico como uma opção inteligente de combate à criminalidade. A ideia é integrar sistemas de videomonitoramento entre as cidades, a fim de que não se percam informações em casos de fugas de criminosos.

Conforme a apresentação, atualmente, os sistemas de videomonitoramento são independentes nas cidades, ou seja, sem comunicação entre si. Além disso, também falta uniformidade na atuação das guardas municipais e um único número de socorro – no Brasil, são 12, o que confunde o cidadão. O objetivo do projeto seria envolver as esferas da segurança pública em seis fatores: prevenção; integração de tecnologias; atendimento de emergências e operações integradas; formação integrada; inteligência e ressocialização.

Como sugestão para a região, o tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil, também do SIM/RS, apresentou uma série de propostas. Dentre elas, uma sala única de videomonitoramento e centro de operações (despacho de viaturas); comunicação entre as cidades participantes e o Departamento de Comando e Controle Integrado em Porto Alegre; e integração entre sistemas inteligentes já existentes (como lombadas) para composição do cercamento eletrônico.

O deputado estadual Tiago Simon, um dos articuladores da implantação do projeto, ressaltou que a iniciativa pretende mudar o patamar da segurança pública para um nível tecnológico. “A eficácia está na agregação de tecnologia à inteligência no combate à criminalidade”, comentou. Para o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, José Francisco Mallmann, é um novo tempo em termos de segurança pública. “Sem integração, não há combate eficaz aos crimes. Esse projeto atuará como prevenção, muito mais que como repreensão”, aponta.

O prefeito Daniel Guerra (PRB) garantiu a adesão caxiense. “Queremos ter o cercamento eletrônico o quanto antes e nos tornarmos a primeira microrregião do Estado a implantar a iniciativa”, enfatizou, sugerindo uma próxima reunião para que sejam assinados os convênios. Guerra também defendeu a possibilidade de a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados intermediar a vinda de recursos federais para a implantação da proposta. Da mesma forma, os prefeitos de Farroupilha, Claiton Gonçalves, Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, Antônio Prado, Juarez Santinon, São Marcos, Evandro Kuwer, e de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, manifestaram a concordância em aderir ao SIM.

Os representantes do SIM estiveram acompanhados de Felipe Pires da Silva, assessor do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Também participaram do encontro o ex-governador e ex-senador, Pedro Simon, os vereadores Chico Guerra, Gladis Frizzo, Paula Ioris e Adiló Didomenico, o delegado regional Paulo Roberto Rosa da Silva, o major Jorge Emerson Ribas, titular do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), bem como parlamentares e outros representantes das cidades vizinhas.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend