Mulher Negra mostre sua cara

Presidente nacional do PRB Mulher participa de evento no Rio de Janeiro

Publicado em 06/08/2012 - 00:00

Mulher Negra mostre sua cara
Presidente nacional do PRB Mulher participa de evento no Rio de Janeiro

Mesquita (RJ) – Aconteceu, recentemente, mais uma comemoração do Projeto Literário Mulheres Bantas em homenagem ao dia 25 de julho, o Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação da idealizadora do projeto Dayse Marcello e da presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual Rosangela Gomes.

Além de homenagear mulheres que são referência na cidade, o encontro também é marcado por muita emoção. As participantes foram recebidas com flores e diploma de parabenização. “Cada uma foi homenageada pelo seu jeito específico de ser, que representa diversas outras mulheres espalhadas por todo o mundo”, defende Dayse Marcello.

No evento, a republicana e representante da Baixada Fluminense Rosangela Gomes confidenciou experiências pessoais que a motivaram a dar seguimento aos seus projetos. “Independente de qualquer coisa, não nego minhas origens. Tenho garra como qualquer outra mulher e tenho certeza dos planos que Deus executou na minha vida para representar muito bem a população da Baixada e do grupo ainda tão discriminado que são as mulheres e os negros”, desabafa.

De acordo com os organizadores, o projeto literário representa uma reunião de textos poéticos que tem por objetivo celebrar a memória de Antepassadas Bantas. “Seus nomes estão inscritos na história não somente como mulheres que deram seus sangues na construção da riqueza econômica e cultural do país, mas também como responsáveis pela construção da identidade num dos aspectos mais determinantes que é sua linguagem. Somos suas herdeiras e graças aos legados deixados por elas estamos aqui e nos afirmamos buscando desconstruir tudo de ruim que foi construído em torno do ser negro”, defende Ana Cruz, uma das presidentes do projeto.

Após as homenagens, a bateria da Associação dos Blocos Carnavalescos e Agremiações de Mesquita (ABASMEQ), liderada por Luiz Claudio, finalizou o evento e empolgou o público com suas apresentações.

Edição: Jamile Reis – Agência PRB Nacional
Com informações e foto: Ascom Rosangela Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro