Mulheres Republicanas promove II Seminário de Formação Política

Mulheres Republicanas promove II Seminário de Formação Política

Encontro ocorrerá em Brasília entre os dias 7 e 9 de novembro para debater ações que visem ampliar a participação feminina nas eleições de 2020

Brasília (DF) – Preparar lideranças políticas femininas para que tenham sucesso nas eleições municipais de 2020 é um dos objetivos do II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21, Asa Sul, Brasília.

O encontro reunirá mais de 500 mulheres de todas as regiões do país durante três dias de vasta programação com palestras preparatórias para que todas as republicanas, que desejam pleitear um cargo nas Eleições 2020, possam se capacitar.

Para a deputada federal Rosangela Gomes (RJ), secretária nacional do Mulheres Republicanas, o encontro será decisivo para instruir àquelas que pretendem ser as representantes dos mais diversos segmentos da sociedade brasileira. A ordem no Republicanos, segundo Rosangela, é investir em lideranças femininas sintonizadas com as demandas da sociedade brasileira para que de fato as políticas públicas voltadas para este público sejam colocadas em prática. 

“Qualificar as mulheres que disputarão as eleições de 2020 é uma prioridade nossa. O nosso presidente nacional, deputado Marcos Pereira (SP), sempre defende que promovamos capacitações e façamos investimentos nas mulheres, pois queremos uma participação e um engajamento maior da mulher na política para que, cada vez mais, possamos ocupar os espaços de poder que são das mulheres por direito”, adiantou Rosangela.

O evento contará com a presença do presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira, e outras personalidades conhecedoras do tema político e especialistas do Direito Eleitoral, oratória, entre outros. A troca de experiência e as discussões sobre temas como autoestima e projetos de lei terão espaço especial no evento.

O intenso trabalho de parcerias e mobilizações realizado pelo Mulheres Republicanas têm gerado bons resultados. Exemplo disso, foram as últimas eleições municipais. Ao todo, foram eleitas 11 prefeitas e 228 vereadoras em todas as regiões do país. Um crescimento de 48% no número de mulheres eleitas em relação às eleições de 2012.

Com esse resultado, o Mulheres Republicanas igualou o número de prefeitas eleitas em 2012 e aumentou a presença feminina no Legislativo ao sair de 149 (2012) vereadoras para 228 em 2016. Das 18 mil candidaturas que o partido disputou, 5.773 foram mulheres em 2.162 municípios brasileiros. Os números representam um aumento de 42% em comparação a 2012, que registrou 4.054 candidaturas femininas.

Na avaliação de Rosangela Gomes, o número expressivo de mulheres disputando cargos eletivos foi uma grande vitória do partido naquelas eleições, feito este que pretende aumentar no ano que vem. “Queremos aumentar a representatividade no Parlamento, pois nós, mulheres, somos 52% da população e não estamos representadas nas Casas de Leis. Mais de dois mil municípios não têm representação feminina. Políticas públicas para as mulheres são fundamentais. Precisamos ter mulheres no Parlamento discutindo pautas que nos interessam”, defendeu a líder.

Consciente dos desafios para ampliar a participação feminina na política, Rosangela Gomes propõe que as mulheres se filiem à uma agremiação partidária e reforçou o convite de adesão ao Republicanos. “Nosso grande desafio é que as mulheres façam política partidária, ou seja, que elas estejam filiadas a um partido político. Precisamos de mulheres desbravadoras filiadas ao Republicanos que acreditam, investem e lutam pelo espaço da mulher, pois, só assim, poderemos ter Casas de Leis mais representativas para fortalecer nossa democracia”.

Programação

A abertura do evento no dia 7 de novembro contará com a participação do presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), além de lideranças políticas e autoridades de todo o país. 

Na sexta-feira (8), a programação do seminário terá início às 9h. Ao longo do dia, estão previstas palestras sobre Comunicação, com a coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (Arco), Helen Assumpção; Oratória, com a cientista política e comunicóloga, Daniela Rabelo; Marketing Político Digital, com a publicitária especializada em comunicação digital Natália Mendonça; Legislação Eleitoral, com a pós-doutora em Direito Constitucional, Vânia Aiêta. Também somam ao time de palestrantes o cientista político e diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto; Léo Resman e Guto Ferreira da Solomon’s Brain.

No sábado (9), haverão palestras sobre Orientações e Diretrizes do Republicanos, Atividades da FRB e Faculdade Republicana e Regras, recursos para as camanhas eleitorais e orientações com os republicanos Evandro Garla (secretário nacional), Renato Junqueira (presidente da FRB) e Joaquim Mauro (tesoureiro nacional), respectivamente.

Se você quiser acompanhar de perto o que vai acontecer neste evento, clique aqui e saiba mais.

Cobertura

Para as mulheres republicanas que não conseguiram se inscrever para participar do seminário e as que queiram ingressar no Republicanos, a Agência Republicana de Comunicação (Arco) e o Mulheres Republicanas vão realizar uma cobertura especial pelas redes sociais.

Serviço

II Seminário de Formação Política
Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2019.
Local: Centro de Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06 – Complexo Brasil 21 – Asa Sul, Brasília. 

Texto e fotomontagem: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.