Marquinho Lang é o mais novo republicano em Lajeado (RS)

Ex-deputado estadual vai tomar posse, em janeiro, como secretário do Meio Ambiente do município

Publicado em 05/12/2012 - 00:00

Marquinho Lang é o mais novo republicano em Lajeado
Ex-deputado estadual vai tomar posse, em janeiro, como secretário do Meio Ambiente do município

Lajeado (RS) – Militantes, autoridades e lideranças do PRB de diversos municípios gaúchos tiveram uma razão incontestável para deslocar-se a Lajeado na última segunda-feira (3). A família republicana estava prestes a ganhar um importante reforço no município do Vale do Taquari, onde uma solenidade e jantar marcaram o ingresso do ex-deputado estadual Marquinho Lang na legenda.

Emocionado entre militantes, familiares e amigos, Marquinho destacou sua trajetória como vereador e deputado, além da amizade que nasceu no convívio com o deputado estadual Carlos Gomes – presidente regional do PRB-RS – na Assembleia Legislativa gaúcha. “São muitas as dificuldades que a vida pública nos impõe. E em momentos realmente críticos eu recebi o apoio do Carlos Gomes, que me deu forças e estímulo para seguir confiante na batalha. A nossa amizade pesou muito na minha decisão em ingressar no PRB“, admitiu.

Entre os motivos que o levaram a identificar-se com o PRB, Marquinho também apontou o respeito da sigla às lideranças municipais, além do expressivo trabalho pela justiça social já demonstrado pelo partido, ideal que sempre norteou sua atuação parlamentar. “Já me disseram que eu não preciso da política, mas eu acredito que ela é necessária para realizar o sonho de melhorar a vida das pessoas, e é isso que me estimula. Quem quiser entrar para a política atraído pelo dinheiro se engana, pois ela não traz dinheiro, só leva. Se algum político enriquecer na política, desconfiem dele”, alertou Marquinho, aplaudido pela militância.

A filiação de Marquinho provocou a entrada de mais de cem novos republicanos na região do Vale do Taquari. No palco entre representantes de diretórios e vereadores, o presidente do PRB gaúcho, deputado Carlos Gomes, abonou a ficha do ex-deputado. “Neste final de ano, o PRB ganha um presente de Natal. Marquinho, nós temos orgulho do teu trabalho e da tua trajetória. A tua presença no PRB enaltece e dignifica o nosso partido”, comemorou o presidente. O diretório estadual já confirmou a intenção do partido em lançar a candidatura de Marquinho para deputado estadual em 2014.

O ato, que reuniu mais de trezentas pessoas no Clube dos Quinze, contou com a presença do deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF), secretário-geral do PRB nacional. Ele lembrou que justamente em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “Não é uma coincidência. O ingresso de Marquinho neste dia representa o reforço na luta por uma importante bandeira do PRB, que é a defesa da igualdade de oportunidades para este segmento da população”, declarou. Ao dar as boas vindas ao novo republicano, Garla reiterou o espírito de fraternidade que orienta a conduta do PRB: “você não está entrando em um partido, está entrando para uma família”, saudou.

O prefeito eleito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt (PT), prestigiou o evento republicano, acompanhado do vice Vilson Jacques (PMDB). Schmidt confirmou a posse de Marquinho Lang em janeiro como secretário de Meio Ambiente. É a primeira vez que o partido conquista um espaço no Poder Executivo municipal.

Trajetória de Marquinho

Técnico em contabilidade, graduado em Gestão Pública com pós-graduação em Gestão Ambiental, Marquinho Lang nasceu no interior de Bom Retiro do Sul. Filho adotivo de pequenos agricultores, ingressou na política em 2000, elegendo-se vereador.

Em 1997, teve sua carreira de bombeiro interrompida após ficar paraplégico devido a um acidente sofrido durante treinamento com colegas do Corpo de Bombeiros de Gramado. A paraplegia determinou uma mudança de rumos na vida do entusiasta dos esportes, que de jogador passou a atuar como técnico de times de futebol amador.

Era vereador quando lançou sua candidatura a deputado estadual no pleito de 2002. Com 18.194 votos, ficou na suplência e assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa em 2005.

A aprovação pública do seu trabalho rendeu uma cadeira como titular no Parlamento gaúcho, alcançada nas eleições de 2006, quando conquistou a confiança de 30.620 eleitores.

O deputado destacou-se como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, assumindo também o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa. Em 2010, Marquinho concorreu a deputado federal, ficando na primeira suplência para a Câmara com 48.317 votos.

Texto: Karine Bertani – Ascom deputado Carlos Gomes
Foto: Jorge Fuentes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro