Marcos Jorge participa de seminário Brasil-Colômbia

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços disse que o Brasil espera fortalecer as relações com a Colômbia

Publicado em 22/03/2018 - 00:00

Marcos Jorge participa de seminário Brasil-Colômbia
Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços disse que o Brasil espera fortalecer as relações com a Colômbia

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou do Seminário “Oportunidades de Investimentos e de Negócios com a Colômbia”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O presidente colombiano Juan Manuel Santos e a ministra colombiana do Comércio, Indústria e Turismo, María Lorena Gutiérrez Botero, prestigiaram o evento, que também contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e de empresários brasileiros de diversos setores.

“Encontros como esse são imprescindíveis para que possamos analisar nossas últimas ações e também pensar em novas estratégias”, disse o ministro Marcos Jorge. No último ano, segundo dados do MDIC, as exportações brasileiras para a Colômbia cresceram por volta de 12%, enquanto que a venda de produtos colombianos para o Brasil aumentou quase 60%.

Marcos Jorge ressaltou o fato de todos os municípios colombianos terem acesso à internet, e citou os investimentos robustos em infraestrutura realizados nos últimos anos. “Certamente isso abre portas para toda a sociedade colombiana e nos aproxima ainda mais, além de ser um passo essencial para a criação de um ambiente de negócios mais favorável no país”, disse.

O ministro disse ainda que o Brasil espera fortalecer as relações com a Colômbia. “O governo brasileiro tem trabalhado para incentivar a cooperação com outros países. A internacionalização do artesanato e o aumento da competitividade de micro, pequenas e médias empresas são os principais objetivos de uma das iniciativas que temos com a Colômbia. Estamos contentes em poder compartilhar, por exemplo, nossas conquistas com o programa Microempreendedor Individual”, destacou.

Outra frente de atuação com a Colômbia são ações de facilitação de comércio. Os dois países, a partir de hoje, iniciam os trabalhos técnicos para a implementação do uso do Certificado de Origem Digital (COD), seguindo os padrões definidos pela Associação Latino-Americana de Integração – ALADI, no comércio de bens incluídos em acordos de preferência tarifária entre os dois países. A iniciativa, de acordo com os ministros Marcos Jorge e María Lorena Gutiérrez Botero, fortalece ainda mais a cooperação econômico-comercial bilateral e o alinhamento entre os temas de interesse mútuo.

Aliança do Pacífico

Desde 2014, Mercosul e Aliança do Pacífico têm realizado encontros em nível técnico e político, com o objetivo de aprofundar os laços econômico-comerciais. Na avaliação do ministro Marcos Jorge, avanços na agenda de facilitação de comércio podem colaborar para a melhoria das relações entre países dos dois blocos. No final de 2016, o Mercosul apresentou proposta de acordo de facilitação de comércio à Aliança do Pacífico, “que pode reduzir custos, prazos e burocracia nas trocas comerciais”, disse Jorge, ainda explicando que os operadores de comércio exterior contarão com mais “previsibilidade e transparência”.

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro