Marcos da Luz pede mutirão de limpeza na Baixa de São José

Vereador também quer debater assuntos relacionados a coleta seletiva e o aproveitamento de resíduos sólidos em Parintins

Publicado em 26/05/2017 - 00:00

marcos-da-luz-prb-pede-mutirao-de-limpeza-na-baixa-de-sao-jose-foto-cedida-25-05-17
Vereador Marcos da Luz também quer debater assuntos relacionados a coleta seletiva e o aproveitamento de resíduos sólidos em Parintins

Parintins (AM) – O vereador Marcos da Luz (PRB) reapresentou um requerimento para que a Prefeitura de Parintins realize um mutirão de limpeza na Baixa de São José. 

De acordo com o republicano, a área citada integra pelo Plano Diretor a Unidade de Estruturação Urbana e está definido como estímulo ao reforço ou implementação de rede de comércio e serviços, de apoio ao uso residencial, de abrangência regional ou local, gerando e mantendo centros secundários.

“Estou propondo um mutirão de limpeza na Baixa de São José em parceria com a Prefeitura com a comunidade, objetivando não somente fazer a limpeza, mas chamar a atenção do Poder Público e da sociedade civil para os nossos patrimônios históricos que estão abandonados em Parintins”, explicou.

Marcos da Luz enfatizou que a Baixa da Xanda faz alusão a uma importante figura histórica do Boi Garantido e da cultura local, bem como serve de porto secundário de Parintins para embarque e desembarque da produção de centenas de pescadores e trabalhadores da agricultura, especialmente, os produtores da várzea das localidades do Paraná do Limão, Araçatuba, Saracura, Arquinho, Borralho, Costa da Águia e do Arco, Ilha das Guaribas e das Onças, da Vila Nova e Vila Bentes e do Paraná do Xibuí.

“Toda essa população padece com as condições intransitáveis das vias públicas que dão acesso ao porto e dificultam os transportes de cargas e o dia a dia dos transeuntes”, justificou.

Audiência pública

O vereador Marcos da Luz propôs, ainda, a realização de uma audiência pública para debater assuntos relacionados a coleta seletiva e aproveitamento de resíduos sólidos no âmbito do município de Parintins. Segundo Marcos, é fundamental os cidadãos parintinenses terem consciência de que os resíduos sólidos podem ser parcialmente ou totalmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e econômica dos recursos naturais.

O parlamentar também quer a criação do Programa Municipal de Esporte e Lazer de Parintins. Para ele, essa audiência marcará o início de um planejamento participativo do esporte e lazer na cidade

Texto: Mayara Carneiro / Ascom – Câmara Municipal de Parintins
Foto: Pedro Coelho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro