Manoel Neves fala sobre importância de projetos voltados à saúde mental

Republicano propôs a criação da Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio em Boa Vista

Publicado em 11/10/2018 - 00:00

Manoel Neves fala sobre importância de projetos voltados à saúde mental
Republicano propôs a criação da Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio em Boa Vista

Boa Vista (RR) – Ao utilizar a Tribuna da Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Manoel Neves (PRB) falou sobre a importância de projetos voltados à promoção da saúde mental e combate ao suicídio em Boa Vista. O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente em 10 de outubro e visa chamar a atenção pública para combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.

A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que essa questão não é estritamente um problema de saúde. Conforme dados da OMS estima-se que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais.

Tramita nas comissões da Câmara Municipal de Boa Vista um projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves que institui a “Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio” no âmbito do município. As medidas têm o objetivo de alertar e promover o debate na comunidade acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando a sociedade na identificação de sinais de um potencial suicida.

Durante a sessão, o parlamentar ressaltou a importância da data e lembrou dos projetos já existentes em tramitação que abordam a temática. “Essa é uma data em que devemos pensar as medidas para promoção da saúde mental no âmbito municipal e como essas medidas podem auxiliar no combate e prevenção de doenças mentais e do suicídio”, comentou.

De acordo com o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá campanhas com a promoção de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras que abordam o tema de forma adequada, oficinas e filmes educativos. Além disso, o estabelecimento de redes de apoio integrando a comunidade a psicólogos e assistentes sociais que possam contribuir com seu conhecimento.

“Durante séculos da nossa história, o suicídio foi considerado um grande tabu. Por essa razão, ainda temos muito medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. É preciso reconhecer que o conhecimento sobre o assunto é nossa maior ferramenta de combate e prevenção as práticas suicidas”, concluiu Manoel.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend