Manoel Duca pede à Assembleia do Ceará audiência pública sobre cajucultura

Setor carece de incentivos financeiros e revitalização

Publicado em 22/06/2011 - 00:00

Manuel Duca pede à Assembleia do Ceará audiência pública sobre cajucultura
Setor carece de incentivos financeiros e revitalização

Fortaleza (CE) – O deputado estadual Manoel Duca (PRB-CE), o Duquinha, será o comandante da audiência pública que a Assembleia Legislativa do Ceará fará no dia primeiro de julho próximo, uma sexta feira, no Município de Itapipoca na região norte do estado. A audiência pretende reunir dezenas de autoridades que tratam de um dos mais importantes e rentáveis produtos da agricultura cearense. A castanha de caju é o segundo mais importante produto agrícola de exportação do Ceará e está em crise, com o envelhecimento do cajueiral e as frustrações de safras que se multiplicam desde 2008.

Segundo o deputado Duquinha, a audiência pública tratará com produtores, autoridades de crédito, deputados, Secretaria de Agricultura do Estado, DNOCS e outros órgãos envolvidos com a cajucultura da revitalização do segmento.

“Hoje existem 400 mil hectares de cajueiros plantados no Ceará e não há uma linha de crédito oficial, formal para o caju, enquanto a Bahia tem 140 mil hectares de cacau e uma grande linha de crédito para o setor”, exemplifica o deputado. “E mais, as pessoas terão oportunidade de saber que do caju, no Ceará, estão sendo produzidos perfumes e cosméticos a partir da folha do cajueiro, sem falar em doces, licores, carnes para hambúrgueres e dezenas de outros bens de consumo”, argumenta.

A audiência pública durará toda a manhã da sexta feira.

Itapipoca
Itapipoca está a meia distância de vinte dos maiores produtores de caju da Região Norte, daí a escolha da cidade. Itapipoca é um município com três climas: tem praia, sertão e serra. Em Itapipoca, fica a Praia da Baleia, uma das mais badaladas do litoral oeste, a poucos quilômetros de Jeriquaquara.

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Manoel Duca

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro