Jutay Meneses vai ao Sertão e se reúne com pescadores de Uiraúna e Bonito de Santa Fé

Republicano tem como uma de suas bandeiras de luta a defesa dos direitos dos pescadores paraibanos

Publicado em 03/09/2018 - 00:00

Jutay Meneses vai ao Sertão e se reúne com pescadores de Uiraúna e Bonito de Santa Fé
Jutay Meneses tem como uma de suas bandeiras de luta a defesa dos direitos dos pescadores paraibanos

Uiraúna (PB) – O deputado estadual e candidato a reeleição, Jutay Meneses (PRB-PB), esteve no Sertão da Paraíba, neste sábado (1°), participando de debates com pescadores. No período da manhã, ele esteve em Uiraúna e a tarde em Bonito de Santa Fé. Jutay tem como uma de suas bandeiras de luta a defesa dos direitos dos pescadores paraibanos.

“É preciso mais incentivos por parte do Estado para os pescadores. Temos como uma das nossas bandeiras de luta a busca por melhores condições de vida das famílias paraibanas que vivem do pescado. E é em busca disso que estamos sempre trabalhando para garantir e assegurar os direitos dos pescadores”, afirmou o deputado.

Jutay Meneses vai ao Sertão e se reúne com pescadores de Uiraúna e Bonito de Santa Fé

Jutay aproveitou para lembrar da Lei 9.996/13, de sua autoria, que institui o Dia Estadual da Aquicultura, a ser comemorado anualmente no dia 29 de junho, e também a Semana Estadual da Pesca a ser comemorada sempre envolvendo os dias próximos ao Dia Estadual da Aquicultura.

Também é de autoria do deputado a Lei nº. 9.998/13 que cria o Programa Estadual de Incentivo à Piscicultura e Agroindústria, nos municípios com açudes e rios na Paraíba. O Projeto de Lei nº 1.431/2017, que estabelece Política da Pesca Artesanal na Paraíba, também é de Jutay.

Luta pelo seguro-defeso

Jutay Meneses foi um dos principais agentes na luta pelo recebimento do seguro-defeso para os pescadores paraibanos. O deputado foi à Brasília pedir aos deputados que do PRB na Câmara dos Deputados para se posicionarem de forma favorável ao PDC 920/18, do Senado Federal, que suspende os efeitos da Portaria Interministerial que impedia o repasse do seguro defeso aos pescadores artesanais.

Outra defesa do deputado é para que as mulheres pescadoras sejam reconhecidas como tal, com a modificação do Decreto nº 4887, de 2015, que passou a considerar as mulheres que trabalham com o beneficiamento do pescado apenas como trabalhadoras de apoio à pesca. Hoje elas ainda recebem 20% menos que os homens na hora de vender o produto.

Texto e fotos: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro