Joselito Nunes participa do lançamento do Projeto Catador Digital em Jaboatão

Joselito Nunes participa do lançamento do Projeto Catador Digital

Evento teve como objetivo debater propostas voltadas para a reciclagem e a formação de recicladores que contribuíram para amenizar o impacto ambiental no município

Publicado em 4/8/2017 - 00:00

Joselito Nunes participa do lançamento do Projeto Catador Digital em Jaboatão
Evento teve como objetivo debater propostas voltadas para a reciclagem e a formação de recicladores que contribuíram para amenizar o impacto ambiental no município

Jaboatão dos Guararapes (PE) – O secretário municipal de Desenvolvimento Social de Jaboatão dos Guararapes, Joselito Nunes (PRB), prestigiou na segunda-feira (31) da cerimônia de abertura do Projeto Catador Digital, fruto da parceria entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a ONG Seja Digital, no Galpão Maria da Penha, em Piedade.

O objetivo é formar 75 recicladores, identificados no Cadastro Único, que poderão, inicialmente, recondicionar televisores descartados pela população, que, após passarem por conserto e higienização, serão comercializados a preços populares. A renda gerada com a venda dos equipamentos será destinada aos próprios catadores envolvidos no projeto, garantindo a eles, além de profissionalização, retorno financeiro.

“Aproveitamos o momento da mudança do sinal analógico para o digital, onde Jaboatão recebeu mais de 100 mil antenas da Seja Digital, e propomos à ONG o projeto de formação de recicladores de resíduos eletrônicos. Ficamos felizes com a sensibilidade da Seja Digital que concordou imediatamente com o projeto e a parceria. Somos pioneiros em toda a Região Nordeste. Esse projeto é um presente para os nossos catadores, do programa Coleta Seletiva, mas também para Jaboatão, PE e para o nosso país”, explicou Carla lapa, secretária executiva de Assistência Social.

Segundo Carla, dados da ONU em relação ao resíduo eletrônico no mundo são assustadores. Só no Brasil é produzido 1,4 milhões de toneladas de resíduo anualmente.

Serão 55 horas/aula durante três semanas, dividias em três módulos – teóricos e práticos que serão ministradas pela ONG Ideação, em parceria com a Seja Digital.

Em contrapartida, parte dos 75 alunos formados irão multiplicar as informações aprendidas, transmitindo-as aos alunos de novas turmas. O projeto contará, assim, com a formação de outros 305 catadores de materiais recicláveis no município de Jaboatão dos Guararapes.

Além da venda das TVs recuperadas, o curso também terá como resultado a criação de objetos decorativos e utilitários a partir dos equipamentos não passíveis de recondicionamento. Esses objetos serão expostos numa mostra ao final da capacitação, prevista para 18 de agosto. 

De acordo com Joselito, a Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos já realiza o trabalho de coleta seletiva no município, por meio do recolhimento de lixo eletrônico realizado por três caminhões baú, que diariamente circulam por 25 comunidades que destinam equipamentos eletrônicos às cooperativas de catadores cadastradas na prefeitura.

“O descarte adequado de televisores sempre foi uma preocupação do prefeito Anderson Ferreira e foi pensando nisso que o projeto foi montado. Nosso esforço é para minimizar o impacto ambiental e promover a economia circular em Jaboatão dos Guararapes”, finalizou Joselito Nunes.

Texto e fotos: Ascom – secretário Joselito Nunes
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend