Evento faz parte das comemorações do Dia do Imigrante Japonês.
Publicado em 19/8/2014 - 00:00
Porto Alegre (RS) – O vereador José Freitas (PRB) e atual secretário municipal de segurança participou na tarde do último sábado (16), da solenidade de abertura da 3ª edição do Festival do Japão do Rio Grande do Sul. A festa ocorre na Academia da Polícia Militar (av. Aparício Borges, 2001) até este domingo, 17. O evento faz parte das comemorações do Dia do Imigrante Japonês, celebrado em 18 de agosto, conforme lei municipal.
Organizado pela Associação de Cultura Japonesa de Porto Alegre junto com a Enkyo – Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul, Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do RS, Associação das Senhoras (Funjikai) de Porto Alegre e Rojinkai (Grupo de Idosos Japoneses do RS), o Festival do Japão tem como objetivo divulgar a cultura japonesa no estado, mostrar ao público admirador da cultura nipônica os hábitos, costumes, culinária, lazer, jogos e outras práticas relacionadas ao cotidiano do povo japonês. Neste ano, o destaque é a gastronomia.
Por lei de autoria no âmbito municipal de José Freitas, enquanto vereador de Porto Alegre, e do deputado Carlos Gomes na esfera estadual, ambos do (PRB-RS) o Festival do Japão RS foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Isso permite que o evento possa angariar incentivo público para divulgar e promover a cultura japonesa entre os gaúchos.
Porto Alegre é cidade irmã de Kanazawa, por isso o evento também busca aproximar as culturas dos dois municípios, trazendo a culinária e especiarias típicas da cidade de Kanazawa para a capital gaúcha. “Essa é uma parceria que nos alegra muito. Buscamos nos aproximar cada vez mais de Kanazawa e da cultura dos japoneses. A sensibilidade e a solidariedade japonesas são um exemplo para todos nós”, afirmou Fortunati, que disse que Porto Alegre também estará presente na tradicional Maratona de Kanazawa.
Durante a solenidade, o presidente da comissão organizadora, Pedro Hinohara, destacou o gosto dos gaúchos pela cultura japonesa. “Desde a primeira edição, o Festival do Japão vem aproximando brasileiros e japoneses. Até mesmo os gaúchos, apreciadores de uma boa costela e do chimarrão, têm demonstrado afinidade com os nossos costumes. Hoje Porto Alegre têm mais restaurantes japoneses do que pizzarias, por exemplo”, reforçou Hinohara.
Também participaram da solenidade o cônsul do Japão no estado, Takeshi Goto, o presidente da Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre, Hiroshi Tanigushi, o presidente da Associação e Assistência Nipo-Brasileira do Sul – Enkyo, Milton Hiwashi, o presidente da Câmara Japonesa de Indústria e Comércio no RS, Yasuhiro Shirai, o prefeito José Fortunati, oficiais da Brigada Militar e o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia e o ex-deputado Sergio Peres do PRB.
A abertura contou com apresentações de danças, músicas e rituais típicos japoneses, da banda da Brigada Militar e grupos de Cosplay, aqueles em que as pessoas se caracterizam como seus personagens favoritos, uma prática muito comum no Japão.
Fonte e foto: Ascom – José Freitas
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.