José de Arimateia promove ação de combate ao glaucoma e catarata em Salvador

Ação realizada na Assembleia da Bahia teve como objetivo informar, realizar exames e conscientizar a comunidade sobre os riscos e formas de prevenção das doenças oculares

Publicado em 03/06/2017 - 00:00

jose-de-arimateia-prb-promove-acao-de-combate-ao-glaucoma-e-catarata-em-salvador-foto-ascom-02-06-17-01
Ação realizada na Assembleia Legislativa da Bahia teve como objetivo informar, realizar exames e conscientizar a comunidade sobre os riscos e formas de prevenção das doenças oculares

Salvador (BA) – Informar, realizar exames e conscientizar a comunidade baiana sobre os riscos e formas de prevenção do glaucoma e catarata. Esses foram os maiores objetivos da Ação de Rastreamento e Combate ao Glaucoma e Catarata que o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB), realizou na última quinta-feira (1º) na Alba. Das 63 pessoas atendidas, 24 foram diagnosticas com as doenças oculares.

Na abertura do evento, o idealizador da mobilização agradeceu o apoio e parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba), que contemplou a população baiana com exames e gerou encaminhamentos para Centros de Referências. No ensejo, Arimateia também destacou a importância do diagnóstico precoce do glaucoma e catarata que, se não descobertas e tratadas a tempo, podem causar a perda grave ou mesmo irreversível da visão.

jose-de-arimateia-prb-promove-acao-de-combate-ao-glaucoma-e-catarata-em-salvador-foto-ascom-02-06-17-02“A saúde norteia meus três mandatos nessa Casa. Como presidente desta Frente Parlamentar, considero muito importante realizar uma ação em defesa da saúde ocular, especialmente o glaucoma e catarata, ambas apontadas como principais causas de cegueira em âmbito mundial. Estamos aqui para instruir e disseminar o grande valor da prevenção na vida de todos nós”, enfatizou o deputado do PRB.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 e 74 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de catarata por ano.

O enfermeiro especializado em oftalmologia do Ioba, Jânyo Carvalho, destacou que hoje, Salvador é campeã no índice de diagnóstico de glaucoma e catarata. Em seguida, falou da carência de ações de combate a essas doenças em comunidades, no intuito de estimular o acesso a saúde e informação. “Este é o primeiro passo para seguirmos com a finalidade de intensificar a prevenção, captar pacientes para realizar o tratamento com uma equipe especializada”, disse Jânyo, ressaltando que o Ioba é localizado no Largo de Roma, em Salvador, e conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), cuidando atualmente de 19 mil pacientes cadastrados na capital baiana.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro