Projeto do republicano obriga a adaptação de todos os prédios e construções públicas para a utilização da energia solar.
Publicado em 4/3/2015 - 00:00
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei n º 420/2005, do deputado federal Jony Marcos (PRB-SE), que obriga a adaptação de todos os prédios e construções públicas para a utilização da energia solar, como fonte alternativa.
A medida também atingirá as novas construções destinadas à moradia popular em que a União investir recursos financeiros. Essas edificações deverão possuir células de produção de energia solar. Para as unidades habitacionais já construídas, essas terão acesso a linhas de financiamento específicas para que o mecanismo seja implantado.
Uma pesquisa da Bridges Brasil aponta que o país possui condições extremamente favoráveis à produção de energia por meio de sistemas fotovoltaicos – conversores da luz do sol em energia elétrica. No Nordeste e Centro-oeste do país, por exemplo, observa-se uma grande e constante incidência de radiação solar durante todo o ano.
Jony Marcos alerta sobre a necessidade do governo não se limitar apenas a produção hidrelétrica. “A implantação de mecanismos de energia solar além ter um baixo custo e ser inesgotável, contribuirá para que o Brasil esteja na vanguarda mundial de inovações tecnológicas na área de energias renováveis”, disse. “É necessário motivar o governo a se voltar para a imensa oportunidade energética encontrada na utilização da energia solar. Nosso objetivo é efetivar a proteção do meio ambiente”, argumenta.
Texto: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Ascom – deputado federal Jony Marcos
Foto: Douglas Gomes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.