Igor Sardinha recolhe assinaturas em apoio à extinção de dupla função de motoristas

Republicano é contra a adaptação de ônibus para que motoristas exerçam a função de cobrador em Macaé (RJ)

Publicado em 16/11/2016 - 00:00

Igor Sardinha recolhe assinaturas em apoio à extinção de dupla função de motoristas
“A reapresentação da proposta surgiu após uma série de denúncias da população e as manifestações feitas pelos profissionais em paralisação feita no último mês”, disse Igor

Macaé (RJ) – O vereador republicano Igor Sardinha (PRB-RJ), do município de Macaé, iniciou nesta semana um recolhimento de assinaturas em apoio a proibição do exercício de dupla função de cobrador e motorista nos ônibus que fazem o transporte urbano na cidade. A empresa detentora do monopólio de transporte na capital do petróleo vem nos últimos tempos, adaptando os seus ônibus para que o motorista também exerça a função de cobrador. O parlamentar e sua equipe vai aos terminais rodoviários em busca do apoio dos usuários do transporte.

Não é a primeira vez que o tema vem à discussão. Igor já apresentou proposta semelhante que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas após ser vetado pelo prefeito de Macaé, foi referendado o veto pela bancada governista.

“A reapresentação da proposta surgiu após uma série de denúncias da população e as manifestações feitas pelos profissionais em paralisação feita no último mês. Informações dão conta de que a empresa estaria prestes a demitir um grande número de cobradores, o que aprofundaria ainda mais a crise vivida na cidade e aumentando o número de desempregados”, disse Igor.

O tema também já foi abordado, recentemente em audiência pública, proposta pelo republicano. O vereador questionou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se a aprovação da proposta seria apoiada pela secretaria. Em resposta, o subsecretário de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Itacir Indicatti afirmou que “na situação atual, esse é um caso entre SIT e sindicato. Mas a partir da aprovação de qualquer lei nesta Casa, haverá a fiscalização da Mobilidade para o seu cumprimento”, respondeu Indicatti.

Durante o recolhimento de assinaturas realizado no Terminal Central, o motorista Israel Barros, disse que pediu demissão por não suportar a pressão do trabalho em dupla função na empresa. “Caso entre um passageiro por trás, sem pagar, e você não perceba, isso é descontado do seu salário. E sua família sofre porque você já chega em casa cansado, com o psicológico abalado, e não consegue, por exemplo, ser carinhoso com um filho que vem ao seu encontro”, afirmou.

O recolhimento das assinaturas acontecerão nas próximas semanas até a votação do projeto em plenário.

Texto e foto: Ascom – vereador Igor Sardinha

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend