Gessivaldo comemora atendimento de mais de 125 mil pessoas pelo Sine durante o ano de 2016

O sistema obteve ainda 6.510 vagas captadas nas empresas, 19.961 inscritos no sistema e 9.262 encaminhamentos para o mercado de trabalho

Publicado em 20/12/2016 - 00:00

Gessivaldo comemora atendimento de mais de 125 mil pessoas pelo Sine durante o ano de 2016
O sistema obteve ainda 6.510 vagas captadas nas empresas, 19.961 inscritos no sistema e 9.262 encaminhamentos para o mercado de trabalho

Teresina (PI) – A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) através do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI) e em convênio com o Ministério do Trabalho, presta serviços às pessoas no Piauí com o intuito de organizar o mercado e as vagas disponíveis de emprego.

Dentre os serviços prestados no Sine estão as orientações para o mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação de mão de obra, apoio ao trabalho autônomo e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social.

De janeiro a novembro de 2016, o Sine atendeu 125.310 pessoas no total, 40.959 atendimentos foram no polo central da capital e o restante distribuído nos 17 outros postos em todo o estado. O sistema obteve ainda 6.510 vagas captadas nas empresas, 19.961 inscritos no sistema, 9.262 encaminhamentos para o mercado de trabalho e, ainda, para o seguro-desemprego, 74.930 pessoas foram atendidas.

Para participar do processo seletivo para alguma das vagas é necessário que o trabalhador se cadastre no sistema. A intermediação de mão de obra é realizada através do atendimento no balcão, que deve ser agendado no site do Sine.

O sistema solicita ainda que ao se dirigir ao atendimento o trabalhador porte os documentos de RG, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificados de qualificação para facilitar o seu cadastro. Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente no setor de atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrário, o candidato será orientado a voltar ao Sine para acompanhar o processo de solicitação de vaga. Os dados devem ser atualizados sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Para o secretário da Setre, Gessivaldo Isaías (PRB-PI), os números alcançados são resultados de um trabalho diário em prol dos trabalhadores. “Os resultados em atendimento no Sine nos fazem estar orgulhosos do trabalho realizado durante o ano, estamos sempre trabalhando para diminuir as taxas do desemprego e ofertar oportunidades e é através dessas atividades que mudamos a realidade de vida de muitas pessoas”, ressaltou o secretário.

O Sine conta com 18 postos de atendimento no estado. Além de Teresina, o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine, basta acessar o site www.sine.pi.gov.br

Texto e foto: Ascom Setre

 

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