Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara

Audiência pública sobre a situação do futebol americano no Brasil foi proposta pelo deputado federal Julio Cesar (PRB-DF)

Publicado em 27/06/2019 - 00:00

Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara
Audiência pública sobre a situação do futebol americano no Brasil foi proposta pelo deputado federal Julio Cesar (PRB-DF)

Brasília (DF) – A situação do futebol americano no Brasil foi tema de debate da audiência pública que aconteceu, nesta quarta-feira (26), na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A iniciativa veio do apoiador da modalidade e autor do requerimento, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF).

A familiaridade com o futebol americano e o crescimento da popularidade da modalidade no Brasil foram destacadas pelo comentarista da ESPN Brasil, Antonio Curty. “Há dez anos, eu não imaginaria isso. Eu ouvi da minha mãe, ‘você é alto, por que você não joga basquete? Isso não dá futuro’. Dez anos depois a gente está aqui, construindo esse futuro”, disse.

Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara

“O futebol americano está registrado na essência da gente. Hoje é um dia de quebra de preconceitos nessa casa do povo. Então, é importante registrar que eu não vi até hoje ninguém que não tenha conhecido o futebol americano que não tenha se apaixonado”, completou o jornalista.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Ítalo Eustáquio Mingoni de Souza, falou do desenvolvimento da modalidade no país. “Trazer essa discussão é a prova de que estamos sendo cada vez mais reconhecidos. Já visualizamos que estamos deixando de sermos atletas amadores. Queremos o futebol americano no Brasil e que seu crescimento seja de fato ordenado e sustentável”, afirmou.

Recém-contratado para atuar no time norte americano Miami Dolphins, o jogador Durval Queiroz Neto, mais conhecido como Duzão, mencionou apoio aos colegas da modalidade e contou sua experiência até chegar na NFL, maior liga dos Estados Unidos. “É só creditar, ter perseverança e ter fé. Tudo que eu estou vivendo lá, eu queria que todos vocês estivessem comigo. A minha raiz é aqui e eu vou trazer para vocês todo o apoio que eu puder”, declarou. O jogador foi um dos sete participantes da International Player Pathway Program de 2019, programa que dá vaga a estrangeiros na NFL.

Durante a sessão, o deputado federal Julio Cesar lembrou da época que entrou em defesa da modalidade quando estava à frente da Secretaria do Esporte do DF. “A gente conseguiu vencer porque havia uma grande rejeição em relação ao futebol americano aqui na cidade. Inclusive, eu comprei a briga para a utilização dos estádios”, disse. O republicano sinalizou, ainda, a criação de uma Frente Parlamentar do Futebol Americano na Câmara. “Essa é uma forma de criar mecanismos para que a gente possa fortalecer o futebol americano no Brasil”, finalizou.

Participaram da audiência pública, o presidente da Federação de Futebol Americano do Cerrado, Diego Fernandes da Silva; o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano, Giuliano Grotto; o vice-presidente da Federação Mineira de Futebol Americano, Abrãao Coelho e a diretora do Tubarões do Cerrado, Paula Chiarotti.

Texto: Isabella Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar
Fotos: Regina Duvirgem

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro