Faculdade Republicana diploma novos cientistas políticos

Evento contou com a presença de importantes autoridades do mundo jurídico

Publicado em 18/4/2024 - 10:00 Atualizado em 19/4/2024 - 12:07

Brasília (DF) – A Faculdade Republicana promoveu, na última sexta (12), a formatura dos novos cientistas políticos bacharelados pela instituição. O evento aconteceu no auditório José Alencar, que fica na sede da instituição, em Brasília (DF), e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além de diversas autoridades.

A formatura foi marcada por momentos emocionantes e discursos inspiradores. Entre sorrisos e lágrimas de alegria, os novos bachareis imortalizaram a ocasião em sessões de fotos individuais e em grupo. Além disso, a confraternização entre os formandos e as autoridades presentes fortaleceu o networking e demonstrou a importância da solenidade.

‍Turma José Sarney

O ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado federal Sarney Filho foi um dos convidados presentes à solenidade. Ele representou o pai, o ex-presidente da República José Sarney, escolhido como paraninfo pela turma e que não pode comparecer. Para Sarney Filho, o reconhecimento pelos formandos ao ex-chefe do Poder Executivo nacional suscita a importância que Sarney teve para a política brasileira nas últimas décadas. “Ser homenageado pelos graduandos de um curso de Ciência Política é um reconhecimento importante. Como seu filho, fico muito grato. O momento, inclusive, é muito oportuno, pois nunca se precisou tanto conhecer a política e os seus meandros. Meu pai deu sua contribuição à nação e, sem dúvida, por isso tem sido lembrado e foi escolhido para dar nome à turma”, afirmou.

O ex-ministro ressaltou ainda que a formação de novos cientistas políticos fortalece a democracia e as instituições. Ele recebeu das mãos do formando Elpídio Amanajas uma placa em homenagem ao ex-presidente; e da formanda Lorrayne um buquê de begônias  oferecimento à ex-primeira dama.

“Fiquei muito feliz em representar o meu pai e parabenizo o corpo docente da instituição, desejando sucesso aos formandos”, completou Sarney Filho.

Também estiveram presentes, entre as autoridades, o general do Exército e diretor nacional do Programa Calha Norte, Ubiratan Poty; o representante da embaixada da Costa do Marfim, Lamine Kanté, e o diretor do CNPQ, Edmilson Filho.

Homenagem ao professor

O Mestre Gabriel Amaral foi o patrono da turma e recebeu a homenagem proferida pelo formando Robson Ribeiro. O docente disse ser uma honra ter sido o escolhido pela turma em um momento.

“O apelo que eu faço aos formandos é que realmente façam efetivamente a ciência política, independentemente de onde exerçam suas funções sempre olhem para a sociedade como um método de adquirir conhecimento, pois é este que  vai contribuir para melhorar a realidade de vida coletiva das pessoas. Que vocês busquem sempre a justiça”, disse

“Em alguns momentos até pensei em desistir por dificuldades que passei, mas tive muito apoio dos professores, em especial do professor Gabriel. Isso foi fundamental”, falou Erika Buarque, formanda.‍

Emoção no encerramento de um ciclo

Durante a cerimônia, logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a formanda Cristiani Santos proferiu o juramento sendo acompanhada pelos colegas de turma. O ato foi seguido pela outorga de grau concedida pelo diretor-geral da faculdade, Dr. Valdir Pucci. Representaram os formandos os alunos Elpídio Amanajas e Cíntia Sacramento. Para ela, a graduação na Republicana agregou em sua carreira e já tem ampliado seus horizontes profissionais. “Por estarmos em Brasília e termos aqui o Congresso Nacional faz todo sentido realizar uma graduação em Ciência Política. A Faculdade nos oferece tecnologia e materiais excelentes, além do corpo docente”.

Quem também destacou a excelência do Ensino na Faculdade Republicana foi a formanda Cristiani Santos. Segundo ela, o período da graduação foi marcado por grandes dificuldades para ela e os colegas. Logo após o ingresso dos alunos no curso, foi declarado o estado de emergência em saúde pública devido a pandemia da Covid-19. No início, as aulas precisaram ser suspensas devido ao distanciamento social, sendo retomadas em seguida na modalidade EaD.

Sem conter a emoção, a nova cientista política agradeceu a presença dos familiares. “Estou muito feliz de ter concluído esse ciclo e mais ainda por ter meus filhos aqui e dar esse orgulho a eles à minha mãe”, disse.

Profissionais preparados para o mercado de trabalho

“É um grande orgulho, como diretor-geral, colocar novos cientistas políticos no mercado. Acompanhamos a trajetória e o crescimento desses alunos e chegamos agora a esse momento em que transformamos alunos em profissionais. E principalmente porque são cientistas políticos formados com qualidade e que têm consciência de sua importância para o mercado e para o país”, afirmou Valdir Pucci, que também ressaltou a importância para o Brasil do ex-presidente José Sarney, paraninfo da turma, especialmente na transição democrática.

“A Faculdade Republicana entrega à sociedade profissionais alinhados com as necessidades do mercado e prontos para atuar”, disse o mestre Fábio Vidal, coordenador do curso de Ciência Política.

Já o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), mantenedora da faculdade, Rusembergue Barbosa, a Faculdade Republicana prima pela qualidade da educação. “O nosso maior desejo é esse: que os cidadãos saiam daqui aptos a exercer sua profissão. A instituição tem feito isso e os novos cientistas políticos formados aqui farão toda a diferença”, afirmou.

Sobre o curso

O curso de Ciência Política da Faculdade Republicana tem como alicerces o estudo das dinâmicas e problemas da sociedade. A graduação tem duração de três anos e possui nota máxima no Ministério da Educação (MEC).Trata-se de uma formação que busca garantir que os anseios da sociedade sejam o foco daqueles que exercem o poder. Há demanda deste profissional em órgãos públicos, empresas privadas e nas associações e entidades sem fins lucrativos, além de diversas opções de concursos públicos para esta área.

As inscrições para a nova turma de Ciência Política com início em julho já estão abertas. Para se inscrever, basta ter o ensino médio completo e preencher o formulário na página do curso.

Reportagem: Djan Moreno / Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga e Douglas Gomes

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend