Dados mostram que o Brasil tem conseguido melhorar o nível de emprego da população nos últimos anos
Publicado em 30/10/2013 - 00:00
Brasília (DF) – Os dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostram que o Brasil tem conseguido melhorar o nível de emprego da população nos últimos anos, mas não para todos. As estatísticas revelam que os jovens com idade entre 15 e 24 anos têm até três vezes mais riscos de ficarem desempregados no País do que um adulto.
O relatório da OCDE, que tem 184 páginas, não detalha as chances de cada grupo perder vagas, mas destaca que em 2012, entre os desempregados no Brasil, 45,5% eram jovens. O estudo também mostra que fortes desigualdades de gênero, região e etnia também persistem no país. Para se ter uma ideia, a probabilidade de uma jovem negra ficar desempregada é de 28,6%.
Além disso, o trabalho informal é alto e a busca por empregos estrangeiros também. “Os dados mostram que os postos de trabalho ocupados por jovens são os piores do Brasil. A solução para este problema está em investir na educação: qualificar os jovens e estimular às empresas para contratar pessoas entre 15 e 24 anos, enfatizou o deputado Evandro Garla.
Texto e foto: Ascom – deputado distrital Evandro Garla
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.