Espaço exclusivo para idosos em situação de rua

Acomodação em abrigos é feita por gênero sem considerar a idade

Publicado em 15/10/2012 - 00:00

Espaço exclusivo para idosos em situação de rua
Acomodação em abrigos é feita por gênero sem considerar a idade

Brasília (DF) – O presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ) encaminhou indicação à ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, sugerindo a criação de espaço exclusivo para a população idosa em situação de rua nos Centros de Referência Especializados – centros pop, albergues, abrigos públicos e demais modalidades de acolhimento institucional.

O parlamentar republicano explica que na maioria dos municípios do país são oferecidos albergues e abrigos para o pernoite das pessoas em situação de rua, porém, a divisão das acomodações é feita por gênero, sem se considerar a idade cronológica das pessoas. “Por desconsiderar a questão etária, muitos idosos são vítimas de maus tratos ou violência dentro desses locais, praticadas por jovens mais violentos ou por usuários de drogas, o que leva muitos idosos a preferirem o pernoite na rua”, alerta.

O deputado cita o estudo “Quem mandou ficar velho e morar na rua”, publicado na Revista de Enfermagem USP, em que os autores registram que os idosos entrevistados narraram às dificuldades vivenciadas nesses locais coletivos, em especial nos albergues, a exemplo da falta de privacidade, a suscetibilidade para adquirir doenças, uma vez que a higiene em algumas instituições é precária, ameaças recorrentes de violência física ou psíquica, entre outras situações de vulnerabilidade a que são cotidianamente expostos.

“Vale lembrar que o Estatuto do Idoso garante a proteção integral do idoso, o atendimento prioritário e individualizado em órgãos públicos ou entidades que prestem serviço à população, bem como determina que, ‘nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou missão, será penalizado”, finaliza o republicano.

Texto: Laize Andrade – Ascom deputado Vitor Paulo
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro