“Escolas não podem ser depósitos de estudantes”, diz Garla no debate do Plano Distrital de Educação

Republicano defende escola como celeiro de futuros grandes pensadores e profissionais de sucesso.

Publicado em 1/5/2014 - 00:00

"Escolas não podem ser depósitos de estudantes", diz Garla no debate do Plano Distrital de Educação
Republicano aponta que escolas devem ser celeiros de futuros grandes pensadores e profissionais de sucesso.

 

Brasília (DF) – O Plano Distrital de Educação, elaborado pelo Fórum Distrital de Educação, foi tema de Comissão Geral na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última semana. O deputado distrital, Evandro Garla (PRB-DF) declarou que as escolas não podem ser apenas depósitos de estudantes, “mas celeiros de futuros grandes pensadores e profissionais de sucesso”, disse. Vários representantes da Educação no Distrito Federal participaram do debate.

Para Garla, focar na educação é um dos caminhos para evitar que o jovem entre na marginalidade. “Atividades como as artes, esporte, lazer são importantes para que os nossos jovens fiquem longe das drogas”, afirma. O republicano comentou que ele próprio encontrou no esporte um caminho para viver longe do tráfico de drogas e da marginalidade.  “Se não fosse Deus e um Movimento Social chamado Força Jovem (FJU), que incentiva a prática esportiva e outras atividades, eu poderia ter cumprido medidas socioeducativas. Eu poderia ter sido preso ou nem estar mais vivo”, aponta Evandro Garla.

Escolas-nao-podem-ser-apenas-depositos-de-estudantes-diz-Evandro-Garla-durante-debate-sobre-Plano-Distrital-Educacao-002-01-05-14Ainda, Evandro Garla ressaltou que o PRB está preocupado com a educação. “Hoje, o PRB tem uma militância exclusiva para discutir as políticas públicas de educação do nosso país”, frisa Garla.

Já o Presidente do Sinpro-DF, Rodrigo de Paula, explicou que o Plano Distrital irá discutir as metas da educação para os próximos 10 anos. “O PDE tem diretrizes para uma Escola Distrital em Brasília, os locais onde possuirão faculdades distritais e outros pontos”, explica.

Em seu discurso, Rodrigo revelou que a educação atual sofre com os papéis invertidos. “O filho do trabalhador estuda em escola pública no ensino fundamental e médio. Já no ensino superior ele ingressa na faculdade particular pagando altas mensalidades. Ao contrário, do filho de classe média, que estuda os primeiros anos em colégios particulares e entra na Universidade Pública. Com o Plano Distrital da Educação, isso irá mudar porque teremos uma Faculdade Pública Distrital, para contemplar os alunos de Educação Básica que estudaram na Rede Pública”, completa.

Texto: Geysa Albuquerque / Ascom – deputado distrital Evandro Garla
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Fotos: Jessé Vieira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend