Érika Nagarotê comemora nomeação de coordenadores indígenas em Comodoro (MT)

Érika Nagarottê comemora nomeação de coordenadores indígenas em Comodoro (MT)

Por iniciativa da vereadora republicana, pela primeira vez indígenas vão ocupar cargos de coordenadores na Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Publicado em 15/01/2017 - 00:00

Érika Nagarotê comemora nomeação de coordenadores indígenas em Comodoro (MT)
“A escolha destes coordenadores indígenas é um marco importante para nosso povo”, destacou Érika Negarotê

Comodoro (MT) – Por iniciativa da vereadora eleita Érika Negarottê (PRB), pela primeira vez na história de Comodoro, cidade a 425 km de Cuiabá, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, o município terá coordenadores indígenas na educação.

Coordenadores Clerio Nambiwara e Wammy Negarotê com a secretária de Educação de Comodoro, Cleide Ávila
Coordenadores Nambikwara e Wammy Negarotê com a secretária de Educação de Comodoro, Cleide Ávila

Os coordenadores indígenas escolhidos pelas comunidades do Cerrado e Vale do Guaporé foram apresentados pela vereadora Érika, na última quinta-feira (12), em reunião na Secretaria de Educação e Cultura. São eles: Wammy kalapalo Negarottê (Vale do Guarapé) e Clério Nambikwara (Cerrado).

Na oportunidade, ambos destacaram que vão trabalhar na proposição de ações que efetivem a promoção da educação e da cultura indígena no município, sempre buscando o apoio nas comunidades indígenas, junto com a vereadora Érika, com os demais membros do legislativo, com a equipe da Secretaria de Educação e também junto com o prefeito Jeferson Ferreira, que tem se dedicado à causa indígena.

Para Érika, primeira vereaderika-negarotte-vereadora-prb-mt-foto-cedida-13-01-2017-02ora indígena eleita em Comodoro, além de ser um fato histórico, é também uma grande conquista para estes povos, que passam a ter representantes na educação do município. “A escolha destes coordenadores indígenas é um marco importante para nosso povo. Os coordenadores, que são professores, conhecem a realidade da cultura e vão trabalhar para educar e preservar a identidade dessas comunidades. Estes coordenadores vão contribuir muito para a educação indígena”, comemora Érika.

Durante a campanha, a republicana disse que que os indígenas não tinham a devida participação nas decisões políticas, mas isso parece começar a mudar com sua eleição em Comodoro. Ao todo foram eleitos 167 indígenas em todo o País. Destes, sete são do PRB.

Érika Negarottê tomará posse no dia 1º de fevereiro, data definida pela Lei Orgânica do município de Comodoro, que pela Constituição tem autonomia para legislar sobre o assunto.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend