Por iniciativa da vereadora republicana, pela primeira vez indígenas vão ocupar cargos de coordenadores na Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Publicado em 15/1/2017 - 00:00
Comodoro (MT) – Por iniciativa da vereadora eleita Érika Negarottê (PRB), pela primeira vez na história de Comodoro, cidade a 425 km de Cuiabá, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, o município terá coordenadores indígenas na educação.
![Coordenadores Clerio Nambiwara e Wammy Negarotê com a secretária de Educação de Comodoro, Cleide Ávila](https://republicanos10.org.br/wp-content/uploads/2020/05/erika-negarotte-vereadora-prb-mt-foto-cedida-13-01-2017-03-300x200.jpg)
Os coordenadores indígenas escolhidos pelas comunidades do Cerrado e Vale do Guaporé foram apresentados pela vereadora Érika, na última quinta-feira (12), em reunião na Secretaria de Educação e Cultura. São eles: Wammy kalapalo Negarottê (Vale do Guarapé) e Clério Nambikwara (Cerrado).
Na oportunidade, ambos destacaram que vão trabalhar na proposição de ações que efetivem a promoção da educação e da cultura indígena no município, sempre buscando o apoio nas comunidades indígenas, junto com a vereadora Érika, com os demais membros do legislativo, com a equipe da Secretaria de Educação e também junto com o prefeito Jeferson Ferreira, que tem se dedicado à causa indígena.
Para Érika, primeira vereadora indígena eleita em Comodoro, além de ser um fato histórico, é também uma grande conquista para estes povos, que passam a ter representantes na educação do município. “A escolha destes coordenadores indígenas é um marco importante para nosso povo. Os coordenadores, que são professores, conhecem a realidade da cultura e vão trabalhar para educar e preservar a identidade dessas comunidades. Estes coordenadores vão contribuir muito para a educação indígena”, comemora Érika.
Durante a campanha, a republicana disse que que os indígenas não tinham a devida participação nas decisões políticas, mas isso parece começar a mudar com sua eleição em Comodoro. Ao todo foram eleitos 167 indígenas em todo o País. Destes, sete são do PRB.
Érika Negarottê tomará posse no dia 1º de fevereiro, data definida pela Lei Orgânica do município de Comodoro, que pela Constituição tem autonomia para legislar sobre o assunto.
Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.