Encontro das republicanas eleitas em MG reforça a luta pela igualdade na política

I Encontro das Republicanas Eleitas e Lideranças, realizado pelo PRB Mulher Minas, aconteceu na sede do partido, em Belo Horizonte, no último sábado (26)

Publicado em 30/11/2016 - 00:00

Encontro das republicanas eleitas em MG reforça a luta pela igualdade na política
O evento aconteceu na sede do partido, em Belo horizonte, no último sábado (26)

Belo Horizonte (MG) – Mais participação das mulheres na política. Esse foi o principal tema abordado no I Encontro das Republicanas Eleitas e Lideranças, realizado pelo PRB Mulher Minas, sob a coordenação Marlei Rodrigues. O evento aconteceu na sede do partido, em Belo Horizonte, no último sábado (26).

Lideranças de várias regiões do estado participaram das palestras sobre as funções do legislativo municipal, abordada pelo palestrante advogado Jorge Cançado, e a participação das mulheres na política, explanada pela advogada Luciana Nepomuceno. A vereadora eleita pelo PRB Belo Horizonte, Marilda Portela, coordenadora do PRB Mulher municipal, também prestigiou o evento.

Na oportunidade, Jorge Cançado enfatizou questões referentes ao processo legislativo, subsídios e gastos públicos, além da ética e a transparência no legislativo e no executivo municipais. “A questão democrática nos parlamentos deve envolver um planejamento aliado à ética e as mulheres cada vez mais realizam esse papel”, afirmou.

Já Luciana Nepomuceno abordou o déficit do número de mulheres que ocupam cargos eletivos em Minas e no Brasil. Para se ter uma ideia, nas últimas eleições, em todo o Brasil, para o pleito de vereadores, foram 49.140 candidatos homens e apenas 24.199 mulheres. “As candidatas enfrentam o preconceito da sociedade. A mulher com suas múltiplas funções e responsabilidades. Na política, as distorções não são diferentes”, ressaltou Luciana.

A advogada reforçou a necessidade da luta pela igualdade da participação da mulher. “A igualdade de gênero não é uma luta da mulher, mas por sociedade democrática, reivindicando representatividades nas esferas políticas”, enfatizou Luciana.

Para a coordenadora do PRB Mulher Minas, Marlei Rodrigues, esse é o início de uma série de eventos buscando o interesse das mulheres pela política. “Queremos não somente interagir, mas consolidar a participação de mais mulheres na política, em nosso Estado. Nossa proposta é envolver as lideranças nos projetos de mudanças sociais, seguindo os ideais republicanos e fazendo valer a participação democrática”, concluiu.

O PRB Mulher Minas Gerais pretende realizar um grande evento em março, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Texto e foto: Ascom – PRB Minas Gerais
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro