Edson Praczyk destaca comemoração do Dia da Pesca

Setor tem atingido metas de crescimento com o apoio do ministro Marcelo Civella

Publicado em 03/04/2013 - 00:00

Edson Praczyk destaca comemoração do Dia da Pesca
Setor tem atingido metas de crescimento com o apoio do ministro Marcelo Civella

Curitiba (PR) – O deputado Edson Praczyk (PRB-PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, para destacar a passagem do Dia Nacional da Pesca e Aquicultura comemorado em todo o país no último dia 20 de março, projeto aprovado pela Câmara Federal em 2011, e que virou a Lei Federal 12.531 do mesmo ano e que institui a data no calendário oficial brasileiro.

“A data se refere à cessão dos primeiros títulos de uso de águas da União para a criação de pescados, a pesca artesanal, justamente aqui no nosso estado, em Foz do Iguaçu, e que passou a ajudar milhões de pessoas, que na região do Lago de Itaipu, passaram a ter legalmente o direito de explorar a atividade, que segundo dados de 2010, produziu mais de 35 mil toneladas de pescados”, relatou Praczyk.

Conforme o deputado republicano, este número demonstra que a pesca artesanal se torna uma atividade crescente a cada dia, e uma grande opção de desenvolvimento em todas as modalidades da pesca, uma atividade que está se expandindo muito no país, aumentando a renda dos pescadores e dando aos mesmos uma dignidade maior, o aumento da produtividade, além de ser uma atividade que combate a pobreza.

Segundo o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antonio Faria de Brito, o trabalho continua avançando e uma parceria para desamarrar a liberação das licenças ambientais para a pesca e aquicultura já foi firmada com o governo federal, além do aguardo da liberação para o cultivo de tilápia no Lago de Itaipu, um projeto que ainda aguarda a liberação por envolver também o governo paraguaio.

Além destas parcerias com o Governo Federal, com a participação do ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), também a parceria com os deputados e demais lideranças do Paraná, se tornam uma importante ferramenta para continuar incentivando a pesca, os pescadores e todos os envolvidos direta e indiretamente neste aumento da produção pesqueira, não só no Paraná, como em todo Brasil.

Texto: Assessoria de imprensa do deputado estadual Edson Praczyk
Foto: Sandro Nascimento/Alep

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro